Beleza

Mapa das espinhas: o significado da acne em cada região do rosto

A teoria do mapa das espinhas sugere que há uma relação entre a localização das espinhas e a saúde de outros órgãos. As especialistas em dermatologia explicaram o significado da acne em cada área do rosto, e o tratamento adequado

3 min de leitura
14 Fev 2022 - 12h10 | Atualizado em 14 Fev 2022 - 12h10

O mapa das espinhas é uma teoria que surgiu na medicina chinesa e ayurvédica. O conceito sugere haver uma relação entre a localização das espinhas e a saúde de outros órgãos do corpo. Ou seja, o mapa indica o motivo pelo qual as espinhas podem nascer apenas na zona T do rosto de uma pessoa, e em outras apenas no queixo.

Como surgem as espinhas?

Primeiro é importante compreender quais são os fatores responsáveis pelo surgimento das espinhas. Em entrevista para a revista Capricho, a dermatologista do Hospital São Francisco de Mogi Guaçu, e a Doutora Médica do Grupo Pierre Fabre, explicam como elas surgem.

Segundo a Dra. Do Hospital São Francisco, a acne ocorre por um aumento da produção de sebo nas glândulas sebáceas (responsáveis pela produção de sebo do rosto) e as causas podem estar relacionadas a alterações hormonais e genéticas. Além disso, fatores como a obstrução de poros e o excesso das bactérias próprias da pele, também podem gerar acne.

“O primeiro fator para o aparecimento de espinhas é o genético, que o adolescente pode herdar naturalmente dos pais. Não é uma transmissão ou doença, é um código genético que vai se repetindo de geração em geração” afirma a Dra. do Grupo Pierre Fabre.

O outro fator é a puberdade, onde o indivíduo tem uma liberação genética normal para o seu amadurecimento, o que chamamos de boom hormonal (causa efeito nas glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade e o aparecimento de cravos e espinhas).

Mapa das espinhas

As médicas especialistas em dermatologia, esclarecerão o motivo de aparecimento de espinhas em cada área do rosto.


O mapa das espinhas pode auxiliar na descorberta da causa da acne (Foto: Reprodução?/Instagram)


Zona T

A zona T (testa, nariz e queixo) é a principal região do aparecimento de espinhas da acne comum, que acomete principalmente os adolescentes.“Essa acne aparece por conta da puberdade e liberação de hormônios. Essa parte tem uma maior concentração de glândulas sebáceas e em uma quantidade muito mais responsiva ao hormônio que está circulando na corrente sanguínea” informa uma das médicas.

Espinhas na bochecha

Nas bochechas são comuns as acnes denominadas acnes de atrito. Que pode ocorrer devido ao fenômeno denominado mascne, que se refere às espinhas causadas, por exemplo, pelo atrito do uso de máscaras de proteção contra a covid-19.

Outra possível causa são os vários hábitos do cotidiano, como falar ao celular, o atrito do rosto no travesseiro e até mesmo a poluição. Sendo assim, a melhor forma de evitar essa espécie de espinhas é mantendo uma boa limpeza diária com sabonetes líquidos (que devem ser indicados conforme o tipo de pele de cada pessoa).

Espinhas no queixo e mandíbula

Por muito tempo os profissionais acreditavam que essa acne estava relacionada a alterações hormonais. Porém, segundo a Dra. do Hospital São Francisco, ainda não à comprovação cientificas quanto a isso. Essa é uma acne que normalmente aparece em mulheres adultas e pode ter diversas causas. E para descobrir a causa dessa categoria de espinha é essencial contar com a ajuda de um dermatologista.

Espinhas próximas a raiz do cabelo

As espinhas que aparecem nesta região são provocadas pelo uso incorreto de certas substâncias, por exemplo, óleos capilares.“Se você usa muito óleo capilar e produtos oleosos na raiz do cabelo e não faz a higienização correta dos fios, e mexe constantemente no cabelo, a substância acaba escorrendo para a pele. Ou seja, essa não é uma acne normal produzida pela genética ou alteração hormonal, e sim ela foi provocada” alerta a uma das dermatologistas.

Como tratar e evitar as espinhas?

Ambas as profissionais indicam a implementação de uma rotina de cuidados diários, com produtos básicos que fazem toda a diferença na saúde da pele.

  • Sabonete: é importante ter um sabonete que remove a oleosidade e impurezas da pele.
  • Hidratante: muitas pessoas acreditam que por ter a pele oleosa não é preciso o uso de um hidratante, mas esse é um passo muito importante no cuidado com a pele. Pois, o hidratante apropriado para peles acneicas, regula a oleosidade e diminui o surgimento de espinhas.
  • Filtro Solar: o protetor solar tem de ser o adequado para peles com acnes, e com fator de proteção acimada de 50. Ele é importante, pois protege e trata as espinhas, ajudando a controlar a oleosidade, minimizando e melhorando a aparência dos poros.

No entanto, o auxílio de um dermatologista é indispensável, porque ele vai investigar o aparecimento da acne, e utilizar os produtos corretos para cada tipo de pele.

 

Foto destaque: A localização da espinha pode dizer muito sobre sua causa. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo