Bem Estar

Mamografia pode revelar risco cardiovascular

De acordo com especialistas, abandonar o cigarro, fazer exercício, controlar o peso, comer com qualidade são as principais formas de se preservar a saúde, além de manter o acompanhamento médico.

22 Mar 2022 - 16h41 | Atualizado em 22 Mar 2022 - 16h41
Mamografia pode revelar risco cardiovascular Lorena Bueri

Segundo estudo publicado no ultimo dia 15 de março na revista 'Circulation: Cardiovascular Imaging', pela Associação Americana de Coração, calcificações vasculares encontradas em mamografia demonstram potencial risco de doença cardiovascular para mulheres na menopausa. As calcificações são partículas de cálcio (Ca) em formato sólido de diferentes tamanhos que se depositam no canal vascular da mama.

Na mamografia, estes aparecem como linhas brancas e são benignas. No entanto, aquelas irregulares são as mais preocupantes, pois demonstram alta densidade, resultando numa chance de nódulo ou tumor vinculado. O acúmulo de cálcio na parede arterial da mama não costuma trazer riscos à saúde e é frequente em mulheres que alcançaram a menopausa, depois dos 40 anos.

Mas se encontrar estas mesmas características, consulte um profissional qualificado, pois há um risco de 51% maior de desenvolver doença coronária ou sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), pois é um marcador de aterosclerose, estreitamento causado pelo endurecimento das artérias.


Esteja em dia com os exames de check-up. (Foto: Reprodução/ Pexel)


Este estudo citado anteriormente não é o primeiro a trazer essa relação e só corrobora com pesquisas anteriores ratificando a importância do acompanhamento médico. O câncer de mama é o quadro que mais preocupa o sexo feminino. No entanto, as doenças cardiovasculares são as que acumulam maior número de óbitos.

Pequenas alterações no estilo de vida pode ser a melhor arma para prevenção. Qualquer mudança brusca será recebida com desânimo e dificuldade. O ideal é começar devagar, respeitando o seu próprio ritmo. Abaixo estão presentes 6 principais mudanças que devem ser feitas para aumentar a longevidade do bem-estar do paciente:

  • Evite fumar. Consumidores de tabaco tem o dobro de chance de sofrer infarto.
  • Faça dieta. Abuse das carnes magras, frutas, verduras, legumes e grãos integrais; coma à vontade. Evite ao máximo gordura saturada.
  • Faça exercício. Fazer exercício por pelo menos 30 minutos ao dia o tira da condição de sedentarismo e traz inúmeros benefícios à saúde.
  • Fique atento ao seu coração. Caso note batimentos irregulares consulte o médico de segurança o quanto antes.
  • Esteja em dia com os check-ups. Doenças como colesterol, hipertensão e diabetes devem estar controladas, pois senão os riscos de doenças cardiovasculares aumentam.
  • Fique atento ao peso. Reduzir o peso corpóreo ajuda na manutenção das artérias. Quanto mais peso, mais seu coração trabalha.

Vale ressaltar que está matéria não substitui um diagnostico clinico realizado por um médico especialista. Uma consulta ao médico é imprescindível.

 

Foto destaque: Rotina de acompanhamento da saúde feminina. Reprodução/AdobeStock.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo