Notícias

Mais de mil policiais ficam feridos em protestos contra reforma da previdência, diz governo francês

Trabalhadores franceses protestam contra a proposta de reforma da previdência do governo de Emmanuel Macron, que aumenta a idade da aposentadoria de 62 para 64 anos

03 Abr 2023 - 18h00 | Atualizado em 03 Abr 2023 - 18h00
Mais de mil policiais ficam feridos em protestos contra reforma da previdência, diz governo francês Lorena Bueri

Em entrevista ao Journal du Dimanche, publicada no último sábado (1), o ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, afirmou que pelo menos 1.093 policiais e bombeiros foram feridos nos protestos contra a reforma da previdência, aprovada em 16 de março pelo presidente Emmanuel Macron sem o aval do Parlamento. De acordo com o ministro, estima-se que houve 2.579 incêndios criminosos e 316 ataques a edifícios públicos.

A liberdade de manifestação é um direito fundamental. Quase todas as manifestações aconteceram sem incidentes. Mas a liberdade de manifestação não é a liberdade de manifestação violenta”, disse.

Darmanin negou as acusações acerca do uso excessivo da força contra os manifestantes, alegando que as autoridades intervieram apenas em protestos violentos. Para ele, o uso da força, “mesmo que de maneira robusta”, é legitimado quando “baderneiros profissionais” realizam manifestações violentas cujo objetivo seria “destruir propriedades e matar policiais”. O ministro, entretanto, também informou que 36 policiais estão sendo investigados por uso abusivo da força.


Imagens das manifestações em Paris. Reprodução/Twitter/@LibreQg


Na sexta-feira (31), um grupo de juristas franceses apresentou 100 denúncias contra “prisões e detenções arbitrárias” feitas durante os protestos contra a reforma da previdência. Segundo os advogados que compõem o coletivo, as prisões visavam “dissuadir as pessoas de exercer seu direito de manifestação e minar o movimento social”.

Os protestos ocorrem diante da insatisfação dos trabalhadores franceses em relação à proposta do governo de Emmanuel Macron para aumentar a idade da aposentadoria de 62 anos para 64 anos, de maneira gradual, até 2030. Com a medida, ainda será acrescentado um ano a mais de contribuição para que o benefício seja recebido no valor integral.

Desde que as manifestações começaram, quando a proposta da reforma da previdência foi apresentada pela primeira-ministra Élisabeth Borne, em 10 de janeiro, cerca de 100 a 300 pessoas foram detidas por dia de protesto.

Foto Destaque: Emmanuel Macron. Reprodução/ Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo