Money

Mães bilionárias: brasileiras que conciliaram família e carreira de sucesso

Lucia Maggi e Luiza Helena Trajano são mães e empresárias de sucesso que estão na lista das mulheres mais ricas do Brasil em 2022, segundo a revista Forbes.

09 Mai 2022 - 15h32 | Atualizado em 09 Mai 2022 - 15h32
Mães bilionárias: brasileiras que conciliaram família e carreira de sucesso Lorena Bueri

Em comemoração ao Dia das Mães, celebrado no último domingo (8), destacamos a história de duas brasileiras bilionárias que conseguiram transformar seus negócios em potências, conciliando trabalho e família.

A lista de bilionários da Forbes de 2022 mostrou que, no mundo, 101 mulheres se tornaram bilionárias após criarem suas próprias empresas. No Brasil, o número se reduz a três e apenas duas delas são mães.

 

A empresária Lucia Borges Maggi, de 89 anos, lidera a lista das 8 bilionárias brasileiras da revista "Forbes" de 2022, com uma fortuna estimada em US$ 6,9 bilhões (cerca de R$ 32,3 bilhões). Lucia ocupa a 350ª posição na lista dos mais ricos do mundo.

 

O sobrenome Maggi tornou-se notável no agronegócio brasileiro com a fundação do Grupo Amaggi, em 1977, em São Miguel do Iguaçu (PR), que nasceu com o nome de “Sementes Maggi”. Lucia e o marido, André, iniciaram juntos a empresa que se tornaria uma das maiores exportadoras de soja do mundo. Dois anos depois, a companhia chegou ao Mato Grosso, que se tornou o estado-símbolo do cultivo do grão.


Mulher mais rica do Brasil, segundo a Forbes. Foto: Divulgação/Amaggi


Em 2001, após a morte de André, a viúva e mãe de cinco filhos passou a ser a principal acionista da empresa. O grupo expandiu do simples plantio para o processamento de grãos, comercialização de insumos agrícolas, geração de energia elétrica e operações logísticas.

 

Luiza Helena Trajano é presidente do conselho do Magazine Luiza, varejista que conta com quase 1.500 lojas no Brasil e forte presença no digital. Trajano passou o cargo de CEO em 2015 para um de seus filhos, Frederico Trajano, e agora tem mais de 17% de participação na empresa.


Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. Foto: Divulgação/Magazine Luiza


Formada em Direito em 1972, Luiza Trajano começou a trabalhar na loja de sua tia e xará quanto tinha 18 anos. A mãe de Ana Luiza, Frederico e Luciana passou por diversos departamentos antes de assumir a liderança na organização, em 1991, quando sua tia resolveu se afastar dos negócios. Um ano depois de ter conquistado a cadeira, Trajano iniciou uma série de modernizações na empresa, como a criação das Lojas Virtuais e das mega promoções.

 

O trabalho da bilionária fez com que o Magazine Luiza se transformasse em case de sucesso em Harvard. Além da função na varejista, ela também é uma das criadoras do grupo Mulheres do Brasil que atua em defesa de causas públicas como educação e redução da pobreza.

Foto destaque: Luiza Trajano, a vendedora bilionária do Brasil. Reprodução: World Economic Forum/Benedikt von Loebell

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo