Mundo Animal

MAPA suspende a fabricação e venda de vacinas contra leishmaniose animal

Nesta quinta-feira (25), Ministério da Agricultura e Pecuária anuncia suspensão da fabricação e venda da vacina Leish-Tec, a única produzida no Brasil contra Leishmaniose animal.

26 Mai 2023 - 10h50 | Atualizado em 26 Mai 2023 - 10h50
MAPA suspende a fabricação e venda de vacinas contra leishmaniose animal Lorena Bueri

Margeando riscos, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) anunciou nesta quinta-feira (25) a suspenção da venda e fabricação da vacina antileishmaniose animal, Leish-Tec, justificando com a identificação de possíveis desvios de qualidade na fabricação.

A Leishmaniose é uma zoonose (doença transmitida entre animais e humanos) caracterizada por feridas na pele e mucosa, podendo acometer os órgãos internos em sua forma visceral. É transmitida por insetos hematófagos (alimentam-se de sangue), principalmente pelo mosquito palha, e tem os cães como hospedeiro urbano; embora também possa utilizar-se de cavalos para sua prospecção.

Hodiernamente, uma das formas de obter imunização é através da vacinação, que estimula a produção de anticorpos específicos via sistema imune ativo, e o diagnóstico da doença é realizado em laboratório; seja por identificação de imunoglobulinas no sangue (imunofluorescência indireta) ou antígenos em amostras de secreção (Reação em Cadeia da Polimerase – PCR -, por exemplo).


Vacinação contra Leishmaniose (Foto: Reprodução/Marcelo Camargo)


Nesta quinta, o MAPA emitiu um laudo de recolhimento dos lotes 29/22, 37/22, 43/22, 44/22, 60/22, 004/23, 006/23 e 17/23 da vacina, denotando uma alteração significativa na conformação do produto. A farmacovigilância, processo de acompanhamento industrial de fármacos, faz-se necessário para fiscalizar a qualidade do produto em todas suas etapas de distribuição.

A medida preventiva foi adotada para assegurar a saúde animal e humana, uma vez que a Leishmaniose já é considerada um problema de saúde pública, e a vacina eventualmente demonstrou riscos. Sabe-se, apenas, que a substância demonstrou uma inconformidade na proteína A2, que se encontrava abaixo do exigido.

Até dado momento não há um parecer que esclareça, de fato, quando o medicamento será liberado, mas afirmam que a correção do mesmo está passos largos.

Por ora, orienta-se que medidas de segurança em combate ao mosquito, como limpeza de quintais (evitando acúmulo de folhas), destinação adequada do lixo doméstico e uso de inseticidas, sejam imediatamente tomadas.

 

Foto destaque: Boxer. Reprodução/Doglife.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo