Notícias

Lula tem o dobro de apoio no Nordeste mas empata com Bolsonaro no Sul

Segundo pesquisas, 57% dos nordestinos declaram voto a Lula no primeiro turno. Já entre os sulistas, 39% declaram apoio ao ex-presidente, e 36% a Bolsonaro.

16 Ago 2022 - 19h37 | Atualizado em 16 Ago 2022 - 19h37
Lula tem o dobro de apoio no Nordeste mas empata com Bolsonaro no Sul Lorena Bueri

O Nordeste sempre foi o principal responsável por maior número de votos ao PT, e que trazia favoritismo aos candidatos. Dessa vez não é diferente, e o ex-presidente e então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito na região nordestina, segundo o IPEC. De acordo com as pesquisas, 57% dos eleitores nordestinos querem Lula para presidente, enquanto 22% querem que Bolsonaro seja reeleito. 

Com isso, o atual presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL) teria uma baixa popularidade no Nordeste, que deu só 31% dos votos a ele no primeiro turno de 2018. Esse percentual seria o menor nas regiões do Brasil naquela votação, o que preocupa Bolsonaro. O Nordeste é uma das maiores regiões do Brasil e tem mais de 42 milhões de eleitores.


Bolsonaro e Lula. (Foto/Reprodução/Gazeta do Povo)


Mas, como Lula tem nacionalmente 52% dos votos válidos, segundo o IPEC, qualquer eventual avanço do presidente Bolsonaro na região nordestina seria suficiente para impedir que o petista vença as eleições no primeiro turno. Uma outra região muito importante para ambos é o Sul e Sudeste do país. A mais populosa do Brasil e que concentra sozinha quatro em cada dez eleitores, o Sudeste tem 39% apoiando Lula e 33% em apoio a Bolsonaro.

O Rio de Janeiro, por exemplo, está definido com 41% aos votos para Lula e 37% a Bolsonaro. Em São Paulo, o petista tem 43% contra 31% do atual presidente Bolsonaro. Em Minas Gerais, a vantagem é de 42% de Lula contra 29% de Bolsonaro. No Sul do Brasil, 39% declaram voto ao Lula e 36% a Bolsonaro. Em todos os cenários, Lula está a frente do atual presidente, mas tecnicamente empatados pela margem de erro da pesquisa.

No Norte e Centro-Oeste, a vantagem também é de Lula, que tem 44% das intenções de votos nas regiões, e Bolsonaro 36% no primeiro turno.

Foto Destaque: Bolsonaro e Lula são candidatos à presidência da República. Arte Reprodução: G1. 

 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo