Notícias

Lula será terceiro entrevistado pelo JN, relação com a TV Globo passou por altos e baixos

Nesta quinta-feira o Jornal Nacional recebe o candidato a Presidência da República Lula (PT) para uma entrevista, como tem feito com os principais candidatos no decorrer desta semana.

25 Ago 2022 - 19h30 | Atualizado em 25 Ago 2022 - 19h30
 Lula será terceiro entrevistado pelo JN, relação com a TV Globo passou por altos e baixos Lorena Bueri

O Jornal Nacional tem feito durante está semana uma sabatina com os principais candidatos a presidência, que nesta quinta-feira terá como entrevistado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). William Bonner e Renata Vasconcellos já falaram com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) que foi o primeiro entrevistado na última segunda-feira (22), Ciro Gomes (PDT), foi o entrevistado da terça-feira (23), e fechando as sabatinas, a última entrevistada será Simone Tebet (MDB), nesta sexta-feira (26).

Desde sua primeira candidatura à Presidência, a relação entre Lula e a TV Globo passou por alguns momentos de tenção. Um dos mais marcantes dessa relação ocorreu no debate do segundo turno entre Fernando Collor de Mello (PRN) e Lula (PT) em 1989.

A Globo exibiu matérias em dois de seus principais jornais, o Jornal Hoje e o Jornal Nacional, com os melhores momentos do debate, entretanto a matéria exibida pelo JN causou polêmica após ir ao ar, por contar com uma edição que acabou mostrando os melhores momentos do candidato Collor e os piores de Lula, com o candidato do PRN tendo um tempo de tela superior ao do petista.

Após a polêmica, o PT moveu uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra a emissora, o partido exigia que novos trechos do debate em questão fossem apresentados no Jornal Nacional antes do dia das eleições, mas a ação foi negada. Desde então a Globo tomou a decisão de apresentar debates apenas ao vivo, para evitar que candidatos sejam favorecidos ou prejudicados pela edição do programa. 

Na época nenhum profissional da emissora se manifestou sobre o assunto, e somente em 2001, em entrevista ao Memória Globo, o editor de jornalismo da emissora no momento, Armando Nogueira falou a respeito, dizendo que ”a edição exibida no Jornal Nacional deturpou o debate e marcou um gol contra à TV Globo” — o mesmo ainda completa dizendo que — “foi um desserviço”. 

Apenas em 2015, durante um especial da emissora, William Bonner comentou sobre a ocasião dizendo:

” Um debate entre candidatos é um confronto de ideias, de argumentos, que precisa ser visto no todo, por inteiro. Resumir o debate como se faz, por exemplo, em um jogo de futebol, com os melhores momentos da partida, que foi a ideia na época, é um risco enorme, porque qualquer seleção de trechos sempre vai poder ser questionada. Além do quê, a edição acabou deixando o tempo total de fala de Collor maior que o tempo de Lula. E e foi um aprendizado para a Globo, para o jornalismo da Globo.”

Um ano após a declaração de Bonner, José Bonifácio Sobrinho, o Boni, diretor da TV Globo, revelou durante uma entrevista ao “Morning Show” da Jovem Pan, que a pedido do então presidente da emissora, Roberto Marinho, ele mesmo foi o responsável por preparar Fernando Collor para o debate. Porém, Boni também conta que, na época o presidente da empresa não ficou feliz com a edição feita, dizendo que o pedido de Marinho era para que fosse realizada uma “edição correta”.


                           

                            Trecho da entrevista de Boni ao Morning Show (Video:Reprodução/ Morning Show)


Lava Jato

Com grande repercussão na imprensa, a Lava Jato recebeu uma cobertura diária no Jornal Nacional, que em diversos momentos reportou o envolvimento do ex-presidente Lula na Operação, na qual o mesmo prestou depoimento, após isso foi preso, e por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) foi libertado após 580 dias de prisão.

Lula acabou acusando diversas vezes a Globo, por sua cobertura, dizendo que o JN estava favorecendo o então juiz Sergio Moro, chefe da operação, e fazendo uma campanha com a intenção de manchar sua imagem, além de acusá-lo sem provas de cometer crimes.

Foi publicado um vídeo no canal do Youtube de Lula, com o título ”A Rede Globo contra Lula” no qual afirmam que a emissora gastou muitas horas acusando o ex-presidente, mas quando foram reportar sua inocência, foram apenas 36 segundo gastos.


                       

                                 Video postado no canal oficial de Lula no Youtube (Video:Reprodução Canal Lula noYoutube)


Entrevista na Prisão

Durante o tempo em que esteve preso em Curitiba, Lula concedeu uma entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e José Trajano, onde afirmou ”Oque eu espero é que se faça grande justiça nesse país. A Globo é, na verdade, a grande mentora dessa panaceia toda. Aliás, a Globo podia fazer um debate entre eu, o Moro e o Dallagnol [ex-procurador do Ministério Publico Deltan]”, quando perguntando sobre a Operação Lava Jato.

A sabatina com o candidato a presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, abordando os principais acontecimentos de sua campanha, acontece ao vivo nesta quinta-feira (25) a partir de 20h30 (horário de brasilia) na Tv Globo. 

 

Foto Destaque: Candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT)/ Reproduçaõ: Folha PE 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo