Notícias

Lula pretende reavaliar isenção de visto a turistas dos EUA, Canadá, Austrália e Japão

A decisão vai depender da relevância e reciprocidade entre os países. Se o efeito não for plausível, Lula não descarta a possibilidade de retirar o benefício

20 Jan 2023 - 20h55 | Atualizado em 20 Jan 2023 - 20h55
Lula pretende reavaliar isenção de visto a turistas dos EUA, Canadá, Austrália e Japão  Lorena Bueri

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai começar a reavaliar a isenção de visto atribuída a turistas dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão para entrada no Brasil.


Lula (Foto: Reprodução/JC Online-UOL)


A gestão tem a intenção de avaliar o impacto prático, em números e cifras, da política adotada em 2019.

Se o efeito não for relevante e não houver reciprocidade de ambos os lados, Lula não descarta a possibilidade de retirar o benefício adquirido durante o governo de Jair Bolsonaro (PL)

Reciprocidade é uma alternativa que deve voltar a ser um rumo para as relações nacionais com o mundo no ministério dirigido por Mauro Vieira.

Com a defesa da igualdade de direitos, o Ministério das Relações Exteriores deve começar a “revisitar” algumas politicas em vigor. Entre elas, está a facilitação de entrada de estrangeiros no país.

O Itamaraty busca entender se o fluxo de turistas cresceu desde o começo da medida, em 2019.

No período, a Covid-19 interrompeu o fluxo de pessoas entre os países, mas o movimento antes e depois da pandemia deverá dar respostas claras.

Além disso, o governo nacional vai consultar os quatro países (Australia, EUA, Canadá e Japão) sobre o que ambos pretendem realizar com relação ao tratamento fornecido aos brasileiros nesse tema.

Por se tratar de um acordo de reciprocidade e o tema ser dado como “princípio básico”, a diplomacia brasileira quer saber se os países cogitam oferecer a mesma condição de isenção de visto aos brasileiros.

Se houver planos favoráveis, o Brasil deve manter a mesma condição. Caso contrário, o beneficio pode ser retirado.

A isenção de visto aos países foi atribuída em março de 2019, ainda no governo de Jair Bolsonaro. A decisão, apoiada pelo ex-chanceler Ernesto Araújo, marcou uma grande mudança na política externa brasileira.

A embaixada do Japão informou que “os órgãos relacionados do Japão estão estudando a possibilidade da introdução da isenção do visto de curta duração para portadores de passaportes comuns do Brasil”.

Estados Unidos, Canadá e Austrália ainda não responderam.

Foto destaque: Lula. Reprodução/Folha PE

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo