Notícias

Lula inclui no roteiro da viagem à China acordo tecnológico

O presidente da República Luis Inácio Lula da Silva irá incluir no roteiro de sua viagem diplomática a China, uma tentativa de acordo e parcerias na área de tecnologia de monitoramento.

23 Mar 2023 - 15h00 | Atualizado em 23 Mar 2023 - 15h00
Lula inclui no roteiro da viagem à China acordo tecnológico Lorena Bueri

O Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva fará no próximo fim de semana uma viagem diplomática à China. A comitiva presidencial irá ter empresários do agronegócio e de outros setores, além de ministros, e tem como o objetivo estreitar os laços comerciais com a China. Irão os ministros de Relações exteriores, Mauro Vieira, da Fazenda, Fernando Haddad, Carlos Fávaro da Agricultura, Nísia Trindade da Saúde e Luciana Santos da pasta de ciência e tecnologia.

Essa visita desde já tem gerado uma desconfiança por parte de diplomatas estadunidenses, pois no momento a relação entre os dois gigantes não está boa. Essa semana o representante chinês visitou a Rússia, e a crise entre Taiwan e China, onde os EUA apoiam os Taiwaneses, são constantes alvos de atritos entre ambos.  

Em sua visita, Lula incluirá no roteiro uma reuniões com executivos da empresa de tecnologia Huawei, onde tentará uma parceria no desenvolvimento de tecnologias no ramo de monitoramento. Os Estados Unidos estão incomodados com essa reunião, pois ultimamente os dois países tem se acusado, mutualmente, de espionagem. Em Fevereiro um balão meteorológico do país asiático foi derrubado pelo exército estadunidense sob acusação de espionagem.


Lula viaja a China para encontro com o governo local - Foto: Reprodução/Twitter


 O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no ano de 2022 proibiu qualquer aprovação de compra por parte de seu país, de equipamentos tecnológicos, de monitoramento da Huawei, por considerar risco inaceitável à segurança nacional. Já o presidente à época no Brasil, Jair Messias Bolsonaro liberou em partes a tecnologia 5G da Huawei para todo o território brasileiro, menos no que se referia a rede do governo federal, justamente por temer espionagem.

Outros assuntos estarão em pauta nessa viagem, principalmente nas áreas de agricultura, ciência e tecnologia, meio ambiente e turismo. Ontem (22), a China retirou a proibição da importação da carne vinda do Brasil, e nosso país voltou a exportar para lá. Durante essa expedição, o Brasil tentará autorização para que mais frigoríficos possam exportar a carne bovina para o país. A China não concede novas autorizações a frigoríficos brasileiros desde 2019.

Foto destaque: Luís Inácio Lula da Silva – Foto: Reprodução/Twitter

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo