Notícias

Lula está “mal informado”, diz embaixada da Ucrânia

Em entrevista à Revista Time, o ex-presidente Lula afirmou que Volodymyr Zelensky “quis a guerra” contra a Rússia. Embaixada ucraniana convida o petista para uma audiência.

3 min de leitura
05 Mai 2022 - 12h00 | Atualizado em 05 Mai 2022 - 12h00

A embaixada da Ucrânia no Brasil reagiu à fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à revista americana Time, publicada nesta quarta-feira (04), em que ele declarou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, é tão responsável pela guerra quanto o líder russo, Vladimir Putin.

Na entrevista à Time, o pré-candidato a presidência da República, Lula, considerou Zelensky como “um pouco esquisito”, além de dizer que ele se acha “o rei da cocada”, e que o líder ucraniano “quis a guerra” com a Rússia e poderia ter agido de forma diferente para evitar o conflito.

Lula disse ainda que vê o presidente da Ucrânia aparecendo na televisão “como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos”, e continuou dizendo: “Esse cara é tão responsável quanto o Putin”.

Após a publicação, a representação diplomática ucraniana no Brasil rebateu dizendo que Lula “está mal informado sobre os motivos da guerra da Rússia contra a Ucrânia”.

Em sua declaração ao jornal O Globo, a embaixada ucraniana disse que o “estimado ex-presidente do Brasil” será convidado para uma audiência com o encarregado de Negócios da Ucrânia no Brasil, senhor Anatoliy Tkach, para esclarecer a posição do governo ucraniano sobre a guerra.


Ex-presidente Lula é capa da Times em edição de maio. (Foto: Reprodução/Times)


Em sua entrevista à Time, Lula também fez críticas ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em que disse que “ele não tomou a decisão correta nessa guerra”.

Dentro do contexto do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, o ex-presidente também criticou o posicionamento da União Europeia, além das críticas à Joe Biden e Volodymyr Zelensky.  

Dentre outras falas que causaram polêmica, Lula afirmou que a ONU (Organização das Nações Unidas) “não representa mais nada”.

O ex-presidente também comentou sobre a questão do racismo no Brasil, onde sugeriu que o presidente Jair Bolsonaro “estimula” o racismo.

A íntegra da entrevista de Lula para a Time aborda a história de vida do ex-presidente, a democracia brasileira, Bolsonaro e a situação atual da Ucrânia.

 

 

Foto Destaque: Embaixada da Ucrânia quer ter uma reunião com ex-presidente Lula para esclarecer a posição do governo ucraniano sobre a guerra. Reprodução/Joédson Alves/EFE/Gazeta Do Povo.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo