Notícias

Lula é convidado para visita a Casa Branca por conselheiro de Segurança dos EUA

O presidente eleito teve uma reunião com Jake Sullivan em um hotel de Brasília. Joe Biden aguarda Lula para uma visita aos Estados Unidos. Em entrevista, Lula não descartou viajar ainda em dezembro, mas indicou que prefere viajar em janeiro.

05 Dez 2022 - 19h10 | Atualizado em 05 Dez 2022 - 19h10
Lula é convidado para visita a Casa Branca por conselheiro de Segurança dos EUA Lorena Bueri

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu nesta segunda-feira (5) com o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan.

Ele recebeu Sullivan no hotel onde está hospedado em Brasília. Os dois trataram de uma possível visita de Lula ao presidente norte-americano, Joe Biden, e também de demais temas de interesse mútuo.

"Recebi hoje do conselheiro de segurança norte-americano, Jake Sullivan, o convite do presidente Joe Biden para visitá-lo na Casa Branca. Estou animado para conversar com o presidente Biden e aprofundar a relação entre nossos países", afirmou Lula em uma rede social sobre o encontro com o assessor de Biden.


Foto de Lula ao lado de Jake Sullivan em escritório do governo de transição em Brasília. (Post: Twitter/@Lula)


Participaram do encontro, os norte-americanos: Juan Gonzales, assessor do governo dos EUA para América Latina; Ricardo Zúñiga, vice-secretário de Estado para assuntos de Hemisfério Ocidental; e Douglas Koneff, encarregado de negócios da embaixada no Brasil.

Da equipe de Lula, estavam presentes o senador Jaques Wagner (PT-BA), o ex-ministro de Relações Exteriores Celso Amorim e o ex-ministro da Educação Fernando Haddad, que está cotado para assumir o Ministério da Fazenda em 2023. O procurador da Fazenda Nacional Jorge Messias, integrante do Grupo de Trabalho de Transparência, Integridade e Controle da transição de governo, também esteve em Brasília para a reunião.

[Lula] valorizou muito o fato de o convite ser feito desta maneira, mas que talvez não desse para estar [nos EUA] antes da posse. Mas que ele acha que dá para ir logo no início do ano também já em uma visita oficial como presidente”, disse o ex-chanceler Carlos Amorim.

Segundo ele, a reunião não debateu de forma detalhada como Brasil e EUA podem atuar no combate às mudanças climáticas, mas confirmou a importância do engajamento entre os dois países. De acordo com apuração do G1, as equipes de Lula e Biden apostam em uma relação mais próxima do que a mantida atualmente com a Casa Branca por Bolsonaro, apoiador do ex-presidente Donald Trump.

 

Foto Destaque: Presidente eleito trocou presentes com Sullivan. Divulgação/Ricardo Suckert

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo