Notícias

Lula discursa: "precisamos garantir que a disseminação do ódio acabou"

O presidente enfatizou que quer uma boa relação com todos os governadores: “Em cada estado que eu for, vou visitar o gabinete do governador, a não ser que ele não queira.

27 Jan 2023 - 21h17 | Atualizado em 27 Jan 2023 - 21h17
Lula discursa: 'precisamos garantir que a disseminação do ódio acabou' Lorena Bueri

Nesta sexta-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os governadores dos 27 estados do país apresentaram uma carta em defesa da democracia – que classificam como um “valor inegociável”. Lula reforçou que em seu mandato, quer que o Brasil volte “a normalidade” e que o poder público precisa garantir ao povo brasileiro que “a disseminação de ódio acabou”.



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os governadores dos 27 estados do país apresentaram uma carta em defesa da democracia.


Nós vamos mostrar ao povo brasileiro que o ódio acabou. Que o que aconteceu no dia 8 de janeiro não vai se repetir. Vamos recuperar a democracia nesse país, e a essencialidade da democracia é falar o que quer, desde que não obstrua o direito do outro falar. Por isso, eu falo que o Brasil vai voltar à normalidade”, disse.

 

O documento foi divulgado pelo Palácio do Planalto após reunião do presidente com os 27 governadores do Brasil, na sede do Poder Executivo. Os governadores (chefes de estado) também afirmam ter um “compromisso” com a estabilidade institucional e social do país. A carta foi publicada 19 dias depois dos atos golpistas cometidos por eleitores do ex-presidente Bolsonaro em Brasília.

 

A democracia é um valor inegociável. Somente por meio do diálogo que ela favorece, poderemos priorizar um crescimento econômico com redução das nossas desigualdades e das mazelas sociais que hoje impõem sofrimento e desesperança para uma parcela significativa da população brasileira”, afirma um trecho da publicação.

 

Nomeada como “Carta de Brasília”, o registro também informa sobre a criação do Conselho da Federação, um colegiado que será constituído por representantes da União, dos estados e das cidades. De acordo com o documento, o objetivo é ”definir uma agenda permanente de diálogo e pactuação em torno de temas definidos como prioritários pelo entes federados”

 

O presidente também enfatizou que quer uma relação boa com todos os chefes de estados, independentemente de partido. “Em cada estado que eu for, vou visitar o gabinete do governador, a não ser que ele não queira. Se não quiser não posso fazer nada, não vou fazer igual os terroristas e invadir o gabinete do governador”, disse descontraído.

 

Foto Destaque: Lula se reúne com 27 governadores e ministros em Brasília. Reprodução/G1.globo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo