Politica

Lula determina primeira revisão de sigilo imposto por Bolsonaro

Nesta quarta-feira, ministro da Comunicação, Paulo Pimenta, informou que o Presidente Lula determinou a primeira revisão de sigilo imposta pelo ex-presidente

11 Jan 2023 - 17h15 | Atualizado em 11 Jan 2023 - 17h15
Lula determina primeira revisão de sigilo imposto por Bolsonaro Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (11), o Ministro da Secretária de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, determinou a primeira revisão de sigilo de informação imposto no ex-governo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com informações do ministro, a decisão atingiu o singilo imposto por Bolsonaro sobre registros de entrada na residência oficial da presidência, o Palácio da Alvorada, entre 2021 e 2022.

"O primeiro sigilo de 100 anos determinado pelo governo anterior foi levantado. Trata-se de 565 registros de entrada na residência oficial e abrange o período de dezembro de 2021 a dezembro de 2022" informou o ministro e em sua rede social.


 Foto: Paulo Pimenta   Reprodução/Instagram


A revisão dos sigilos foi uma determinação de Lula e um dos primeiros atos tomados pelo petista após a posse.

O despacho determinou que, no prazo de 30 dias, a Controladoriaa-Geral da União (CGU) reavalie as decisões de Bolsonaro sobre os sigilos impostos em documentos.

Segundo o despacho, a equipe de transição de Lula identificou "diversas decisões baseadas em fundammentos equivocados" sobre:

> proteção de dados pessoais;

> segurança nacional

> segurança do presidente e de seus familiares;

> proteção das atividades de inteligência.

As decisões do ex-presidente, conforme o despacho, "desrespeitam o direito de acesso à informação , banalizam o sigilo no Brasil e caracterizam claro retrocesso à política de transparência pública até então implementada".

Lula ao determinar a quebra de sigilo, determinou que a CGU examine os casos e, se for o caso, revise decisões "que indevidamente negaram pedidos de acesso à informação ou impuseram sigilos com fundamentos nãao ancorados em lei".

Lembrando que ao longo do mandato de Jair Bolsonaro, este colocou uma série de informações e documentos sob sigilo.

Entre as informações e documentos estão o cartão de vacina do ex-presidente e o processo de investigação sobre o esquema de corrupção no Ministério da Educação e sob o ex-ministro Milton Ribeiro.

Pela norma, estão protegidos sob o sigilo de 100 anos todas as informações caracterizadas como pessoais, relativas, por exemplo, à intimidade, vida privada, honra e imagem de um cidadão.

A legislação prevê que todo conteúdo classificado como pessoal deve ter acesso restrito a contar da data de produção. Somente agentes públicos legalmente autorizados e o próprio cidadão ao qual o documento ou informação trata podem acessar.

 

Foto destaque: Paulo Pimenta   Reprodução  / Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo