Notícias

Lula anuncia novos ministros em seu governo

Mulheres e negros estão entre os nomes de ministros que foram anunciados nesta quinta-feira (22) pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

22 Dez 2022 - 16h00 | Atualizado em 22 Dez 2022 - 16h00
Lula anuncia novos ministros em seu governo Lorena Bueri

Nesta quinta-feira (22), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva anunciou em Brasília no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) alguns nomes que vão fazer parte do seu governo, foram 16 ministros, dentre eles tem o escritor e advogado Silvio Almeida que faz referências do movimento negro no país, ele foi confirmado como ministro dos Direitos Humanos. Esta pauta é vista como uma das principais áreas de atuação do novo governo já que passa pelo resgate da pauta social.

A ativista Anielle Franco, que é a irmã de Marielle Franco, a vereadora assassinada em 2018, trabalhará conectada com o novo ministério de Igualdade Racial. Anielle já trabalhou no gabinete de transição na temática "mulher".

Margareth já foi confirmada como a ministra da Cultura, a presidente do PCdoB Luciana Santos ocupará o Ministério de Ciência e Tecnologia. Luciana foi um dos políticos que estiveram ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff até o fim do processo de impeachment.


Presidente Lula (Reprodução/REUTERS/Adriano Machado)


Lista dos nomes anunciados:

Secretaria-Geral da Presidência: Márcio Macedo

Advocacia-Geral da União: Jorge Messias

Saúde: Nísia Trindade

Educação: Camilo Santana

Gestão: Esther Dweck

Portos e Aeroportos: Márcio França

Ciência e Tecnologia: Luciana Santos

Ministério das Mulheres: Cida Gonçalves

Desenvolvimento Social: Wellington Dias

Igualdade Racial: Anielle Franco

Direitos Humanos: Sílvio de Almeida

Trabalho: Luiz Marinho

Cultura: Margareth Menezes

Indústria e Comércio: Geraldo Alckmin

Controladoria-Geral da União: Vinicius Marques

“É mais difícil montar um governo do que ganhar as eleições. Quero dizer aos companheiros que ainda não foram contemplados que vamos ajudar pessoas que nos ajudaram. Nós somos devedores a essas pessoas que nos ajudaram a enfrentar o fascismo espraiado neste país. Nós não temos vergonha de política, nem de dizer que queremos ministros políticos também”, discursou o presidente eleito após anunciar os novos ministros.

Ainda ficaram faltando 13 titulares restantes para serem anunciados, porém Lula prometeu que eles serão anunciados na próxima terça-feira (27).

 

Foto Destaque: Presidente Lula discursando (Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo