Notícias

Lula amplia vantagem e pode ser eleito no primeiro turno

Em nova pesquisa de intenção de votos, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva aumenta seu percentual e pode ter chances reais de vencer a eleição já no próximo domingo (2)

28 Set 2022 - 15h05 | Atualizado em 28 Set 2022 - 15h05
Lula amplia vantagem e pode ser eleito no primeiro turno Lorena Bueri

A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28), feita pela Quaest, encomendada pela corretora de investimentos Genial, aponta o crescimento de Lula nesta reta final antes das eleições. A disputa entre o candidato petista e Jair Bolsonaro está chegando perto de seu desfecho e, a diferença entre eles era de 10% até a última semana, quando Lula tinha 44% das intenções de voto contra 34% de Jair Bolsonaro.

Neste novo levantamento, Lula aparece com 50,5% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro passa a ter 33,6%. Nos votos totais, Lula tem 46% e o atual presidente 33%. Os outros candidatos com registro de intenção de voto foram Ciro Gomes (PDT) com 6%, Simone Tebet (MDB) com 5% e Soraya Thronicke (União Brasil) com 1%. Os demais concorrentes registrados para a disputa presidencial não obtiveram pontuação. A pesquisa também registrou 5% de eleitores que ainda não definiram seu voto e 4% que já estão certos pela opção de voto branco ou nulo.


Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente do Brasil. Foto (Reprodução/Sergio Lima/Poder 360)


A Quaest também fez a simulação de um possível segundo turno com os dois candidatos que despontam na pesquisa de intenções de voto. Neste cenário, Lula também amplia sua vantagem sobre Jair Bolsonaro. Enquanto na semana passada a diferença entre os dois era de 10%, agora passa a ser de 14%, tendo Lula 52% dos possíveis votos contra 38% de Bolsonaro.

Pela regra, para que um candidato possa ser eleito no primeiro turno, é necessário que ele consiga 50% dos votos válidos mais um voto. É importante ressaltar que, a empresa de consultoria e pesquisa Quaest ouviu 2000 pessoas entre sábado (24) e terça-feira (27) e registrou a pesquisa na Justiça Eleitoral sob o número BR-04371/2022.

 

Foto destaque: Bolsonaro e Lula (Reprodução/Clauber Cleber Caetano/Ricardo Stuckert)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo