Notícias

Lula afirma conversa com Putin e destaca: "Brasil busca mundo sem fome e com paz"

Presidente eleito, Lula (PT), utilizou as redes sociais para relatar contato com o presidente da Rússia. Putin teria desejado um 'bom governo' e manifestado interesse no 'fortalecimento' da relação.

20 Dez 2022 - 19h44 | Atualizado em 20 Dez 2022 - 19h44
Lula afirma conversa com Putin e destaca: 'Brasil busca mundo sem fome e com paz' Lorena Bueri

Nesta terça-feira (20) o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que conversou com presidente da Rússia, Vladimir Putin, por telefone. Lula ainda afirma que o Brasil busca o diálogo com todos os países em “busca de um mundo sem fome e paz”.

Segundo Lula, Vladimir Putin teria desejado a ele um “bom governo" e manifestado interesse no “fortalecimento” da relação do Brasil com a Rússia.

"Conversei hoje com o presidente russo Vladimir Putin, que me cumprimentou pela vitória eleitoral, desejou um bom governo e o fortalecimento da relação entre nossos países. O Brasil voltou, buscando o diálogo com todos e empenhado na busca de um mundo sem fome e com paz", Escreveu Lula, em seu Twitter.


Lula (Reprodução/Twitter)


O presidente da Rússia já havia reconhecido a vitória de Lula na eleição presidencial que ocorreu em outubro deste ano. No dia 31 de outubro, um dia após o segundo turno, Vladimir Putin escreveu: "Os resultados da votação confirmaram sua alta autoridade política. Espero que, por meio de esforços conjuntos, asseguremos o desenvolvimento de uma cooperação construtiva russo-brasileira em todas as áreas", dizia um trecho do telegrama enviado de Putin a Lula, Segundo a Gazeta.  

A Rússia é um importante parceiro comercial do Brasil. Ambos países integram o Brics com a China, África do Sul e Índia. O Brics é um bloco de países com economias emergentes.

O presidente da Rússia manteve boa relação com os presidentes do Brasil nas últimas décadas. Em novembro, Putin afirmou que mantinha um bom relacionamento tanto com Lula quanto com o presidente em exercício, Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com o G1, Putin acenou a possibilidade de receber Lula em Moscou no próximo ano ou de se encontrar com o presidente eleito durante algum evento internacional. O presidente da Rússia não virá à posse de Lula em 1º de janeiro. Mas a Rússia será representada por Valentina Matvienko, presidente do Conselho da Federação Russa.

 

Foto Destaque: Lula e Vladimir Putin. Reprodução/Alexey Druzhinin/AFP

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo