Esportes

Luisa Stefani e Rafa Matos são campeões do Australian Open de tênis

Dupla brasileira derrota os experientes indianos, Sania Mirza e Rohan Bopanna por 2 sets a 0 e sagram-se campeões do Australian Open. Primeira dupla totalmente brasileira a ganhar um título dessa expressão.

27 Jan 2023 - 10h40 | Atualizado em 27 Jan 2023 - 10h40
Luisa Stefani e Rafa Matos são campeões do Australian Open de tênis  Lorena Bueri

Luisa e Rafa Matos fizeram história para o tênis brasileiro na noite dessa quinta-feira (26). Pela primeira vez na história, uma dupla formada apenas por brasileiros conseguiu se sagrar campeões de um Grand Slam. É o primeiro título de algum brasileiro desde 2020 quando Bruno Soares conquistou o US Open de duplas masculinas ao lado do croata Mate Pavic. 


Ponto do título da dupla brasileria (Reprodução/Australian Open)


Desde o início da era aberta, que começou em 1968, quando os profissionais foram liberados para jogar os principais torneios, o Brasil faturou 14 títulos de Grand Slam, sendo 6 do Bruno Soares, 3 do Guga, 2 do Marcelo Melo, 1 do Thomas Koch, 1 da Maria Esther Bueno e 1 agora da dupla Luisa Stefani e Rafa Matos. Ressaltando que Maria Esther Bueno conquistou um total de 19 títulos de Grand Slams, mas só US Open de 1968 foi na era aberta. 

A caminhada brasileira para o lugar mais alto do pódio não começou bem no torneio, quando vimos logo nos primeiros dias, os principais nomes do nosso país serem eliminados precocemente. No feminino Laura Pigossi e Bia Haddad caíram logo na primeira rodada, enquanto que Luisa nem chegou a disputar o seu jogo de duplas femininas, já que a parceira Caty McNally abandonou a competição alegando dores no joelho. 

Assim como no masculino, que tivemos o Thiago Monteiro caindo na primeira rodada tanto de simples quanto de duplas, e o próprio Rafa Matos caindo na primeira rodada de duplas masculinas. Além deles o Marcelo Demoliner venceu um jogo das duplas masculinas, mas caiu cedo na segunda rodada. 

Com isso, o torneio ficou todo nas mãos da Luisa e do Rafa que já haviam jogado juntos uma única vez, na United Cup entre o fim do ano passado e o começo desse ano. 

Vale lembrar que para a Stefani, esse título tem um peso enorme. A tenista chegou a ficar fora das ações por cerca de 12 meses, depois de ter rompido o ligamento do joelho direito, quando disputava a semifinal do US Open em 2021. A volta ao circuito ocorreu em setembro de 2022 no torneio de Chennai, e de lá pra cá a Luisa vem colecionando títulos. 

Venceu o próprio Chennai, ao lado da Dabrowski, que era sua parceira também no jogo da lesão, venceu Guadalajara, Montevideo e Adelaide, e agora faturando o torneio mais importante da sua carreira, o Australian Open. 



Todas as conquistas da Luisa após o retorno as quadras (Reprodução/WTA Insider)


Para Rafael não é diferente, esse é disparado o maior título de sua carreira. O brasileiro já havia no currículo outros seis títulos, todos 250 (um dos níveis de torneios, onde o vencedor recebe 250 pontos para o ranking). 

Tem que destacar também nesse torneio, que não foi só a Luisa e o Rafa que chegaram a final do Grand Slam. Na categoria juvenil, o João Fonseca, terminou com o vice campeonato, após ser derrotado nas duplas masculinas, ao lado do belga, Alexander Blockx; e na categoria de duplas de cadeira de rodas, o atleta Ymanitu Silva, também perdeu na final do lado do sul africano, Donald Ramphadi. 

É uma geração muito forte do Brasil que já é realidade, e também quem está surgindo. Com os jogos olímpicos de Paris já acontecendo em 2024, o Brasil se mostra um time bastante competitivo, principalmente nas duplas, e que com certeza vai fazer cada vez mais história para o país ainda.  

Foto Destaque: Luisa e Rafa são campeões do Australian Open. Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo