Money

Lojas Americanas comunica que não vai pagar alugueis para shoppings

Empresa disse que não pode favorecer credores. As Lojas Americanas tem dívida total de 20 bilhões, sendo 11,6 milhões só com alugueis de lojas em shoppings centers.

12 Fev 2023 - 17h05 | Atualizado em 12 Fev 2023 - 17h05
Lojas Americanas comunica que não vai pagar alugueis para shoppings Lorena Bueri

 

Na última sexta-feira, dia 10, as Lojas Americanas comunicaram que não vão efetuar o pagamento das parcelas de aluguel das lojas físicas que estavam atrasadas antes do pedido de recuperação judicial que foi feito em 19 de janeiro. A dívida é de 11,6 milhões com os shoppings centers.

Na notificação a empresa explica que o pagamento implicaria em favorecimento de credores. No mesmo comunicado, as Americanas avisam que efetuará o pagamento do aluguel das lojas calculados a partir de 20 de janeiro.

Segundo o processo que a BR Malls e a Previ abriram contra a varejista, as Lojas Americanas estão devendo três meses de aluguel. O pedido de recuperação judicial impede que os donos de shoppings centers consigam decretar o despejo.


Economias (Reprodução/ Pixabay)


Mesmo nesta situação existe doze pedidos de despejo contra as Americanas. A empresa alega que as lojas físicas são essenciais por representar grande parte de seu faturamento.

As Lojas Americanas tem dívidas de aluguel com pelo menos cem shoppings centers. A varejista também conseguiu liminar impedindo o corte de energia e internet nas lojas.  A Americanas diz confiar que os pedidos de despejo serão negados.

O advogado Gabriel Britto Silva não tem a mesma confiança. Em entrevista a O Globo ele afirma: “O que o juiz da recuperação judicial permitiu foi um salvo conduto a Americanas quanto a manter-se em débito com todos os locadores, boa parte de shopping centers, sem poder sofrer qualquer revés. Mas isso gera insegurança em todo mercado imobiliário do país, pois, caso a decisão seja mantida pela Justiça, vai se abrir uma brecha para toda empresa em dificuldade financeira, ao ter um pedido de recuperação deferido, poder se manter em débito com a parte locadora”.

A dívida total da varejista é de 20 bilhões. Esse valor equivale a 150% do valor das Lojas Americanas no mercado.

Foto Destaque: Fachada Lojas Americanas. Reprodução/ Pinterest

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo