Notícias

Liz Truss é eleita primeira-ministra do Reino Unido

A nova premiê é a terceira mulher a ocupar o cargo de chefe de governo no Reino Unido; ela sucederá Boris Johnson que renunciou o cargo de primeiro-ministro

05 Set 2022 - 12h19 | Atualizado em 05 Set 2022 - 12h19
Liz Truss é eleita primeira-ministra do Reino Unido Lorena Bueri

Elizabeth Truss venceu a eleição interna Partido Conservador britânico e, logo, é a nova primeira-ministra do Reino Unido, na manhã desta segunda-feira (5), com mais de 81 mil votos válidos, 57,4%, contra os 60 mil votos, 42,6%, de seu concorrente, Rishi Sunak, o ex-ministro da economia do governo de Boris Johnson.

Aos 47 anos, a nova premiê é a terceira mulher eleita chefe de governo no Reino Unido. Margaret Thatcher e Theresa May foram as primeiras a ocuparem esse cargo. Liz Truss sucede Boris Johnson, que renunciou o posto de primeiro-ministro, e irá ocupá-lo até as próximas eleições de 2024.

Nascida em 1975, Elizabeth Truss é casada e tem duas filhas. Ela já foi diretora comercial no setor privado e entrou na política como vereadora em Londres. Truss também já ocupou cargos como ministra do Meio Ambiente, da Justiça e de Relações Exteriores.


Liz Truss é eleita primeira-ministra do Reino Unido, ao lado está seu concorrente Rishi Sunak (Foto: Reprodução/CNN)


Em seu discurso, após o anúncio do resultado das eleições, Truss parabenizou os seus concorrentes, agradeceu ao Partido Conservador, agradeceu à sua família e também a seu antecessor Boris Johnson.

"Boris, você conseguiu o Brexit. Você esmagou Jeremy Corbyn, você lançou a vacina. E você enfrentou Vladimir Putin. Você foi admirado de Kiev a Carlisle", disse Truss.

Liz Truss prometeu um planejamento mais ousado para os próximos anos.

"Vou entregar um plano ousado para cortar impostos e crescer nossa economia. Vou responder à crise energética, lidando com as contas de energia das pessoas, mas também lidando com as questões de longo prazo que temos sobre o fornecimento de energia", disse ela.

A nomeação oficial da nova primeira-ministra ocorrerá nesta terça-feira (6) no Castelo de Balmoral, na Escócia, diferentemente da tradição de acontecer no Palácio de Buckingham, em Londres, porque a Rainha Elizabeth não poderá viajar para Londres devido a problemas de mobilidade que a fizeram reduzir suas aparições públicas.

Após a nomeação, a nova primeira-ministra voltará para Londres para fazer um discurso em Downing Street por volta das 16h (12h no horário de Brasília) e realizará os compromissos tradicionais de início de mandato.

 

Foto Destaque: Liz Truss. Reprodução/JP

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo