Tech

Lixo espacial: Riscos futuros para a humanidade

Os pesquisadores discutem os problemas causados por cada foguete que é lançado no espaço e, como combater o lixo espacial antes que caia sobre algum lugar na terra e ferir alguém.

14 Jul 2022 - 15h00 | Atualizado em 14 Jul 2022 - 15h00
Lixo espacial:  Riscos futuros para a humanidade  Lorena Bueri

No dia 9 de maio de 2021 um foguete chinês caiu próximo a Maldivas sendo noticiado em vários lugares, muitos criticaram a maneira que fizeram o foguete de péssimo design e o seu lançamento negligente na época pela China, quando o propulsor do Longa Marcha-5B de maneira inesperada retorna à terra, direto ao oceano indico.  


Space X (Foto: Reprodução/ Pixabay)Space X (Foto: Reprodução/ Pixabay)


A busca desenfreada para encontrar questões que fazemos a muito tempo, como por exemplo “Tem vida fora da terra?”, “É possível habitar outro planeta?", "É possível fazer viagens espaciais a passeio?” como a empresa Space X do bilionário Elon Musk está fazendo experimentos para ir a Marte. Essas viagens além de custar caro, pode acabar de forma irresponsável colocando os habitantes da terra em riscos. A Agência Espacial Europeia – ESA estipula mais de trinta mil lixos espaciais ao redor da terra, podendo chegar a um milhão.  

Acredita que após as críticas os Chineses fizeram um Satélite nomeado sj-21 para fazer a limpeza dos lixos espaciais em outubro do ano passado. Mas por outro lado está bem longe que seja isso, as especulações é desta invenção ser uma forma de destruir satélites dos outros países. 

Enquanto não se sabe o real motivo da China, se realmente é pacífica; a Astroscale Inc. empresa japonesa cria espaçonaves comerciais para fazer este trabalho de limpeza. Mas não será tão breve como esperamos que fosse. Este projeto entra em ação no ano de 2024 fazendo a varredura dos satélites esquecidos no espaço. 

Da mesma maneira que alguns seres humanos faz o descarte dos lixos de forma errada é prejudicial a nossa saúde, assim também são os lixos espaciais são prejudiciais ao meio ambiente. Esperamos que o quanto antes isso seja resolvido, já que surgiu um alerta para todos que estão envolvidos neste trabalho e conscientização do meio ambiente. Podemos ver a tamanha preocupação das agências espaciais ao redor do mundo para combater os próprios lixos espaciais.  

Foto destaque: Planeta Terra. Reprodução/ Pixbay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo