Lista da Lorena relembra clássicos que marcaram gerações na infância

Publicado 07 de Oct de 2020 às 16:05

Nesta Lista da Lorena vamos conhecer alguns dos filmes de diversos anos que marcaram a infância de muitas crianças. Especialmente, nesta semana que comemoramos o Dia das Crianças. Aproveite para relembrar diversos e matar a saudade dos filmes infantis. Teremos as gerações divididas em poucos anos de distancia e não 25, quando se completa uma geração. Tendo tanto animações quanto filmes clássicos em live action.

Confira a lista iniciando 37 anos atrás:

Leia mais: Lista da Lorena relembra os grandes clássicos do cineasta Tim Burton

E.T.: O Extraterrestre – 1982

Cena do filme "E.T.: O Extraterrestre", Ellieot e seu amigo E.T. (Foto: Reprodução/Universal Pictures)


O filme de 82 de Steven Spielberg trouxe diversas cenas memoráveis assim como que fez com que diversas crianças quisessem ter um ET de brinquedo. Trazendo consigo cenas memoráveis que mesmo pessoas que não assistiram ao clássico conhecem. Sobretudo, o elenco do filme é um que se destaca com sua grandeza tendo atores e atrizes como Drew Barrymore de Como se fosse a primeira vez e Henry Thomas da Maldição da Residência Hill.

Sinopse do filme: Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente, surge entre os dois uma forte amizade.

Esqueceram de mim - 1990

Cartaz de Esqueceram de mim, 1990. (Foto: Reprodução/20th Century Fox)


O filme de comédia natalina se tornou extremamente famoso rendendo uma franquia de 5 filmes, que se estendeu até 2015. Contando principalmente os problemas que uma criança se mete após ser esquecida pelos pais. Neste clássico conhecemos Macaulay Culkin como personagem principal Kevin McCallister. O ator que também conhecido pelo filme Riquinho permanece na franquia apenas até o segundo filme, já a partir do terceiro somos apresentados a atores diferentes no papel principal. No entanto, não podemos negar que os dois primeiros se tornaram os queridinhos pelos fãs.

Sinopse do filme: Uma família de Chicago planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões da viagem, um dos filhos, Kevin (Macaulay Culkin), acaba esquecido em casa. O garoto de apenas oito anos é obrigado a se virar sozinho e defender a casa de dois insistentes ladrões.

O Rei Leão – 1994

O Rei Leão: Simba, Pumba e Timão. (Foto: Reprodução/Disney)


A animação de 1994 se tornou um dos marcos dos anos 2000, sendo inclusive uma das apostas da própria Disney para uma versão live action lançada em 2018. O filme em si conta com a jornada do herói vivida pelo protagonista que desempenha um papel do herói que busca redenção. Sobretudo, a trilha sonora também não deixa a desejar tendo Hans Himmer como compositor principal. Conhecido por diversas obras famosas como a trilha sonora de Sherlock Holmes e Piratas do Caribe.

Sinopse do filme: O Rei Leão, da Disney, dirigido por Jon Favreau, retrata uma jornada pela savana africana, onde nasce o futuro rei da Pedra do Reino, Simba. O pequeno leão que idolatra seu pai, o rei Mufasa, é fiel ao seu destino de assumir o reinado. Mas nem todos no reino pensam da mesma maneira. Scar, irmão de Mufasa e ex-herdeiro do trono, tem seus próprios planos. A batalha pela Pedra do Reino é repleta de traição, eventos trágicos e drama, o que acaba resultando no exílio de Simba. Com a ajuda de dois novos e inusitados amigos, Simba terá que crescer e voltar para recuperar o que é seu por direito.

Harry Potter e a Pedra Filosofal - 2001

Harry Potter e Edwiges no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal. (Foto: Reprodução/ Warner Bros.)


Bruxinho de Hogwarts entra nesta lista sendo o filme que marcou as adaptações literárias. Sendo uma adaptação direta do primeiro livro da saga Harry Potter de J.K. Rowling indicada três vezes ao Oscar. E a primeira entrada na série de filmes de maior sucesso na história da bilheteria. Ao longo dos anos diversas sagas literárias tentaram recriar tal ato, mas infelizmente ninguém conseguiu reproduzir o que franquia fez. Estrelando o ator mirin Daniel Radccliffe como personagem principal. 

Sinopse do filme: Harry Potter descobre em seu 11º aniversário que ele é o primeiro filho órfão de dois poderosos bruxos e possui poderes mágicos próprios. Na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Harry embarca na aventura de sua vida juntamente com Rony e Hermione. Ele aprende o quadribol de alto vôo e joga um jogo emocionante com peças de xadrez vivas em seu caminho para enfrentar um Bruxo das Trevas decidido a destruí-lo.

A Fantástica Fabrica de Chocolate – 2005

"A Fantástica Fábrica de Chocolate" cena dos personagens reunidos na cachoeira de chocolate. (Foto: Reprodução/Warner Bros.)


O filme açucarado de 2005 é um remake do clássico de 1971, no entanto, a versão de Tim Burton se tornou mais amada pelo público. Tendo em seu elenco como de costume o ator Johnny Depp juntamente com Freddie Highmore, que na época era apenas uma criança. Hoje, o ator é famoso pela serie O Bom Doutor. O filme se tornou um clássico cheio de muitas cores e o estilo característico do diretor que sempre está presente em suas obras.

Sinopse do filme: Willy Wonka (Johnny Depp) é o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket (Freddie Highmore), encontram um convite dourado em barras de chocolate Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não era visitada por ninguém há 15 anos. Encantado com as maravilhas da fábrica, Charlie fica cada vez mais fascinado com a visita.

Frozen: Uma Aventura Congelante – 2013

Cartaz oficial do filme "Frozen: Uma Aventura Congelante". (Foto: Reprodução/Disney)


O primeiro filme da franquia Disney, Frozen de 2013 marcou história com a dupla de princesas e principalmente sem um príncipe, iniciando assim o que vemos hoje princesas empoderadas e sem uma necessidade de ter um homem para salvá-las. A animação sendo um musical acabou trazendo a música Let It Go que perdurou por anos. Já na continuação tivemos duas musicas que podem ser consideradas como a anterior, mas não se tornou a febre do primeiro filme.

Sinopse do primeiro filme: A caçula Anna (Kristen Bell/Gabi Porto) adora sua irmã Elsa (Idina Menzel/Taryn Szpilman), mas um acidente envolvendo os poderes especiais da mais velha, durante a infância, fez com que os pais as mantivessem afastadas. Após a morte deles, as duas cresceram isoladas no castelo da família, até o dia em que Elsa deveria assumir o reinado de Arendell. Com o reencontro das duas, um novo acidente acontece e ela decide partir para sempre e se isolar do mundo, deixando todos para trás e provocando o congelamento do reino. É quando Anna decide se aventurar pelas montanhas de gelo para encontrar a irmã e acabar com o frio.

A Lista da Lorena infelizmente se encerra por aqui, mesmo tendo diversos outros filmes que marcaram gerações estes foram os memoráveis. Aproveite esta semana das crianças para introduzi-la aos clássicos de diversas épocas é importante que ela conheça a evolução do que hoje conhecemos como cinema. E sobretudo, apresentar um mundo de possibilidades que não é mais tão produzido hoje.

(Foto Destaque: "E.T.: O Extraterrestre". Reprodução/Universal Pictures)

Deixe um comentário