Lista da Lorena celebra o dia dos professores, relembre alguns clássicos

Publicado 18 de Oct de 2020 às 19:34

Mesmo já tendo passado vamos comemorar o Dia dos Professores e homenagear as pessoas responsáveis por criar tantos profissionais, a equipe do Portal preparou uma edição especial da Lista da Lorena. Sobretudo, os professores escolhidos são em sua maioria inspiradores para os fãs de cinema. Aproveite para conhecer estes clássicos e claro se apaixonar por cada um deles. Iniciamos a lista com um filme de 30 anos atrás:

Leia mais: Lista da Lorena comemora o dia das crianças em grande estilo com franquias de animação

John Keating - Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

"Sociedade dos Poetas Mortos", Robin Willims como John Keating. (Foto: Reprodução/Disney)


Um professor de literatura e inglês completamente a frente de seu tempo que revolucionou com métodos pouco convencionais as formas de aprendizagem de seus alunos. Interpretado pelo falecido ator Robin Williams, o filme dos anos 90 é lembrado até hoje como um dos clássicos mais amados pelos fãs de literatura e do próprio ator.

Sinopse do filme: “Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".

Katharine Watson - O Sorriso de MonaLisa (2003)

Katharine Watson ao centro com suas alunas em "O Sorriso de Monalisa". (Foto: Reprodução/Columbia Pictures)


Seguindo pelo mesma linha do professor anterior conhecemos Katharine Watson, uma professora de artes que tenta de todas as formas mudar o pensamento critico de suas alunas que mesmo sendo brilhantes ainda possuem o pensamento retrogrado da época de simplesmente após o casamento abandonar a vida acadêmica e ate mesmo o sendo de liderança. Ao longo do filme O Sorriso de Monalisa acompanhamos o progresso das alunas juntamente com a professora, que é interpretada por ninguém mais ninguém menos que Julia Roberts.

Sinopse do filme: “Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida”.

Dewey Finn - Escola do Rock (2004)

Cena final de Dewey Finn com seus alunos em "Escola do Rock".(Foto: Reprodução/Paramount Pictures)


O clássico que virou até musical possui um dos melhores professores de todo o cinema, Dewey Finn, interpretado por Jack Black não um professor convencional assim como os anteriores. De certa forma os mais amados pelos alunos são os que tentam tornar as aulas um lugar mais acolhedor para os estudantes. E sobretudo este é um dos mais rebeldes, levando em consideração que ele nem mesmo era professor, mas ensinou as crianças de forma brilhante ao longo de todo o filme.

Sinopse do filme: “Dewey Finn (Jack Black) é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais”.

Minerva McGonagall – Harry Potter (2001-2012)

Hermione (Emma Watson), Professora Minerva McGonagall e Harry Potter (Daniel Radcliffe) no quinto filme da franquia. (Foto: Reprodução/Warner Bros.)


Uma das professoras mais amadas da Escola de magia e Bruxaria de Hogwarts, Minerva McGonagall, personagem dos livros interpretada pela atriz Maggie Smith. De forma inspiradora a personagem participa de todos os filmes da saga Harry Potter sendo fundamental em momentos cruciais. Sobretudo, no ultimo filme tendo uma papel de destaque na defesa da escola.

Sinopse do primeiro filme: Harry Potter descobre em seu 11º aniversário que ele é o primeiro filho órfão de dois poderosos bruxos e possui poderes mágicos próprios. Na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Harry embarca na aventura de sua vida. Ele aprende o quadribol de alto vôo e joga um jogo emocionante com peças de xadrez vivas em seu caminho para enfrentar um Bruxo das Trevas decidido a destruí-lo.

Terence Fletcher - Whiplash (2014)

J.K. Simmons como Terence Fletcher e Miles Teller como Andrew Neiman em "Whiplash". (Foto: Reprodução/Sony Pictures)


Fugindo um pouco do quesito professores amados, temos agora o ganhador de 3 Oscars na lista. Whiplash é um filme que se foca especificamente em um aluno, Andrew Neiman e no temido professor e maestro Terence Fletcher. O filme acaba por ser desgastante em alguns pontos, como a forte pressão que o personagem principal sofre com Terence, muitas humilhações, gritos e abusos se seguem ao longo do filme para que o personagem se torne um baterista perfeito. A atuação de J.K. Simmons não deixa a desejar tornando o professor alguém odiável. Para os amantes de jazz é um filme perfeito.

Sinopse do filme: “Andrew Neiman é um baterista de jazz de 19 anos que sonha com grandeza, mas não tem certeza se seu sonho se tornará realidade. Assombrado pela carreira fracassada de escritor de seu pai, Andrew está determinado a chegar ao topo do conservatório de música mais elite do país. Uma noite, Terence Fletcher, um maestro conhecido tanto por seu talento para o ensino quanto pelo método aterrorizante de sua instrução, descobre Andrew praticando bateria. Embora Fletcher fale muito pouco para ele naquela noite, ele acende em Andrew a paixão por atingir seu objetivo. Para a surpresa de Andrew, no dia seguinte, Fletcher pede que ele seja transferido para sua banda. Este único ato muda a vida do jovem para sempre”.

Lista da Lorena vai chegando ao fim...

A lista em si possui alguns dos professores mais citados pelos fãs, mas também alguns dos que merecem menções honrosas que não foram lembrados como o caso de Whiplash e O sorriso de Monalisa. Claro, muitos professores icônicos não foram acrescentados como o famoso Charles Xavier, de X-Men e o senhor Miyagi, de Karate Kid. Mas todos sabem a importância que eles tem no cinema e principalmente em seus respectivos filmes.

(Foto Destaque: "Escola do Rock", Jack Black. Reprodução/Paramount Pictures)

Deixe um comentário