Tech

LinkedIn lança novo recurso de segurança para identificar perfis falsos

ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, analisou as novas configurações e explica o que muda na proteção das contas

18 Nov 2022 - 14h50 | Atualizado em 18 Nov 2022 - 14h50
LinkedIn lança novo recurso de segurança para identificar perfis falsos Lorena Bueri

Com mais de 54 milhões de usuários no Brasil, o LinkedIn é uma das redes sociais mais utilizadas do país. Porém, com notória popularidade, a plataforma se tornou alvo de golpistas, que passaram a aplicar fraudes, a partir da criação de falsas ofertas de emprego e golpes de pirâmide. Diante destes períodos, que permeiam a plataforma, o LinkedIn anunciou o lançamento de novos recursos de segurança para fornecer mais ferramentas para identificar a autenticidade de uma conta.

“Diversos cibercriminosos utilizam o site para aplicar golpes, roubar credenciais ou informações confidenciais, como o caso do grupo Lazarus, que tem usado o LinkedIn para distribuir malware há alguns anos e acessar redes corporativas”, explica Camilo Gutiérrez Amaya, Chefe de Laboratório da ESET América Latina.

O primeiro dos novos recursos é chamado "Sobre este perfil" e permite que você obtenha mais informações sobre uma conta. Nesta seção é possível conferir a data em que um perfil foi criado, dia da última atualização, verificação do número de telefone ou se o e-mail associado a uma conta do LinkedIn é de uma empresa.


(Foto/Reprodução)


Outra novidade é a inclusão de um modelo de aprendizagem, baseado em Inteligência Artificial (IA), capaz de identificar perfis que utilizam geradores de imagem sintética, já que, em algumas ocasiões, os cibercriminosos utilizam esta tecnologia para tentar reproduzir uma aparência legítima. Este novo modelo promete ser mais eficaz e ainda poderá identificar e remover contas falsas mesmo antes de entrar em contato com alguém.

A terceira e última novidade está relacionada ao uso de mensagens. O LinkedIn anunciou que, em algumas situações, as pessoas serão alertadas quando as tentativas de contato incluírem conteúdo suspeito ou que podem afetar a segurança. Por exemplo, nos casos em que houver tentativa de acompanhar a conversa em outra plataforma, visto que esta é uma prática que os criminosos geralmente realizam para concretizar os golpes. Além disso, será adicionada a possibilidade de reportar essas mensagens ou marcá-las como seguras.


(Foto/Reprodução)


Esses novos recursos de segurança estarão disponíveis em breve e esperamos que eles sejam eficazes na redução das chances de os usuários se tornarem vítimas. Além dessas novas ferramentas, o mais importante continua sendo a conscientização e educação dos usuários ao usar a tecnologia", diz Camilo Gutiérrez Amaya.

Para saber mais sobre segurança da informação, visite o portal de notícias ESET

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo