Saúde

Limpeza nasal: entenda os métodos e os benefícios dos cuidados com o nariz dos bebês

Os bebês podem ficar muito irritados quando têm o nariz entupido, levando à dificuldade para respirar. Limpar o local faz com que os recém-nascidos respirem melhor, reduzindo as chances de infecção

13 Jul 2022 - 16h41 | Atualizado em 13 Jul 2022 - 16h41
Limpeza nasal: entenda os métodos e os benefícios dos cuidados com o nariz dos bebês Lorena Bueri

A partir dos primeiros meses e por alguns anos, as crianças são particularmente sensíveis aos ataques virais. Dependendo do período em que ele nasceu, um bebê pode rapidamente enfrentar seu primeiro resfriado. A fim de limitar a congestão no local e evitar complicações, a limpeza completa do nariz do recém-nascido é vital.

A congestão nasal é irritante em todas as idades, mas os bebês não conseguem cuidar do problema sozinhos. O tratamento é importante para que eles possam respirar facilmente pelo nariz, especialmente durante a amamentação. Felizmente, uma variedade de soluções simples permite que os pais lidem com o congestionamento rapidamente e com mínima objeção da criança.

Enquanto respira pelo nariz, um bebê suga o ar, bem como pequenas quantidades de impurezas ligadas à poluição ambiental. Esses se instalam dentro das narinas e podem formar muco, por sua vez, propício ao desenvolvimento de germes.

Eliminar regularmente essas substâncias é, portanto, uma simples questão de higiene que permite, particularmente, limitar as irritações e inflamações nasais. A limpeza do nariz da criança deve ser uma parte natural de um ritual diário de higiene.

Um bebê não sabe por conta própria como assoar o nariz. A ação de soprar por ele para eliminar essas secreções não está, de fato, ao seu alcance antes de alguns meses ou mesmo alguns anos.


Uso de soro pode ser benéfico para limpeza do nariz. (Foto: Reprodução/ceG)


Ajudá-lo a se livrar do excesso mucoso é necessário e a simples limpeza das cavidades nasais nem sempre é suficiente. Auxiliar o recém-nascido a assoar se torna necessário para evitar o acúmulo de muco e muco cervical propício ao desenvolvimento do frio.

O bebê não escapará de um resfriado ruim que facilmente circula dentro de encontros e reuniões. Isso se manifesta por uma secreção nasal ou congestão da região. Uma tosse persistente muitas vezes parece tentar ejetar o excesso de viscosidade.

O resfriado é uma das patologias virais mais benignas. No entanto, na ausência de cuidados necessários, se não recomendados, pode levar a complicações que afetam negativamente as orelhas (otite) ou brônquios (bronquite). Na verdade, o nariz é uma barreira que protege esses órgãos dos micróbios.

O tratamento de cuidados primários no caso de um resfriado consiste em eliminar o máximo de muco cervical acumulado nas rotas da área otorrinolaringológica. Uma limpeza mais profunda e mais frequente é, portanto, primordial.

Dependendo da condição, o responsável tem que adaptar os acessórios e cuidados para fornecer ao bebê na região do nariz para uma higiene diária. Para limpar as cavidades nasais de um bebê, são possíveis múltiplas soluções, como introduzir suavemente uma haste flexível molhada com uma solução salina no interior do nariz, tendo o cuidado de trocá-lo em cada narina.

Além disso, a utilização de um fly-baby, que se trata de um acessório que tem a forma de uma pera particularmente adaptada ao recém-nascido. Esse utilitário permite a sucção suave de secreções nasais excessivas.

Quando um recém-nascido pega um resfriado, um cuidado diário simples e direto não é suficiente. Uma limpeza mais profunda e mais frequente das cavidades nasais se torna necessária. É recomendado que comece a lavar o nariz cinco a sete vezes por dia favorecendo determinados momentos do dia: o nascer do sol, o pôr do sol e antes de cada refeição.

Para ajudar a desentupir o nariz do bebê, muitos produtos serão de grande ajuda como conta-gotas de solução salina (esterilizados para utilização única, são ideais para limpar as cavidades nasais de uma criança com um simples aperto) e soluções isotônicas de água do mar (sob a forma de um spray, eles contêm água do mar rica em sais minerais).

Foto destaque: Importância dos cuidados com o nariz do bebê. Reprodução/WBBY

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo