Notícias

Líderes do Congresso dos EUA são convocados por Biden para tratarem o aumento do teto da dívida

Janet Yellen, Secretária do Tesouro, informou os legisladores que os Estados Unidos poderiam deixar de quitar a dívida até o primeiro dia de junho deste ano

02 Mai 2023 - 13h47 | Atualizado em 02 Mai 2023 - 13h47
Líderes do Congresso dos EUA são convocados por Biden para tratarem o aumento do teto da dívida  Lorena Bueri

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, convocou, na última segunda-feira (1), os principais líderes do Congresso, quatro no total, incluindo Kevin McCarthy, presidente da Câmara, para debater sobre o aumento do teto da dívida da Casa Branca, após meses de desacertos entre o chefe de Estado e os deputados republicanos.

O contato de Biden aconteceu após a secretária do Tesouro, Janet Yellen, notificar os legisladores que os EUA poderiam deixar de pagar a dívida até 1º de junho.

Em conversa com os líderes, Biden disse – o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, o líder da minoria no Senado, Mitch McConnell, o líder da minoria na Câmara, Hakeem Jeffries e McCarthy – que em 9 de maio vai discutir sobre a necessidade de aprovar o projeto de lei para o aumento do teto da dívida.


Biden convoca líderes do Congresso para discutir sobre o aumento do teto da dívida. (Vídeo: Reprodução/YouTube)


Biden e McCarthy não se encontram desde fevereiro. Na segunda-feira passada, o Presidente da Câmara comentou que ainda não tinha ouvido falar do Chefe de Estado sobre as negociações da dívida. Mesmo a Câmara tendo aprovado um pacote solicitando o aumento do teto da dívida em U$ 1,5 trilhão na última semana.

Este projeto de lei também inclui cortes de gastos, requisitos de trabalho reforçados em programas de rede de segurança e também algumas medidas que os democratas não aceitariam.

Após o projeto de lei ter sido aprovado na Câmara, Joe Biden disse aos repórteres que ficaria feliz em poder se encontrar com McCarthy, mas que o encontro não seria para saber sobre o limite da dívida ser estendida ou não. A Casa Branca afirmou que o Presidente aceitaria apenas uma proposta de aumento do limite de endividamento dos Estados Unidos.

O Presidente da Câmara respondeu aos comentários de Yellen na segunda-feira em um comunicado que dizia: “O relógio está correndo”.

Depois de três meses de inação do governo Biden, a Câmara agiu, e há um projeto de lei no Senado neste momento que colocaria o risco de inadimplência de lado”, disse McCarthy. “O Senado e o presidente precisam começar a trabalhar – e logo”, concluiu.

Segundos informações do Canal CNN de notícias, uma fonte segura que trabalha na Casa Branca disse que na reunião de Biden com os líderes do Congresso, o Presidente irá enfatizar que a Câmara terá que tomar medidas para evitar um calote sem condições e, por isso, convocou os quatros líderes à Casa Branca para discutirem com uma grande urgência, e em seguida iniciar um processo para lidar com orçamento e as apropriações do ano fiscal de 2024.

Os senadores do Partido Republicano Instaram Biden a chegar à mesa de negociações com McCarthy, enquanto pelos lados dos Democratas do Senado fizeram uma promessa que não fariam nenhuma negociação com os Republicanos o aumento do limite da dívida.

John Thune, líder da minoria do Senado, disse que a notícia dos EUA ficarem em déficit em 1° de junho pode acontecer se não tiver atitude do Congresso e reforça a importância de Biden entrar em negociação com McCarthy.

 

 

Foto destaque: Joe Biden convoca reunião com líderes para discutir sobre o limite do teto da dívida. Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo