Empreendedorismo

Liderança exponencial como resultado e transformação do mercado

O conceito utilizado para definir um modelo de chefia na qual o líder se depara com um cenário incerto e complexo é a liderança exponencial, que exige competências e atitudes para tomar a decisão certa.

21 Fev 2023 - 18h10 | Atualizado em 21 Fev 2023 - 18h10
Liderança exponencial como resultado e transformação do mercado Lorena Bueri

Por mais que o termo, seja muito utilizado em matemática, liderança exponencial, teoria criada por Lisa Kay Solomon, é um conceito relativo às situações em que o líder precisa confrontar momentos de incerteza para tomar decisões eficazes e ágeis sem prejudicar os resultados.Baseia-se no modelo de Service Learning e usa ferramentas de sala de aula invertida, onde o aluno se torna protagonista da ação e desenvolve habilidades inerentes ao resultado de problemas, que podem estar de forma encoberta, por meio de deveres lúdicos.

Um desafio para as empresas que querem desafiar o mundo exponencial é deixar para trás a referência baseada em controle e comando. Para esse propósito, as lideranças devem criar um compromisso, desenvolvimento, maturidade e levar as pessoas a raciocinar como donas do negócio. Deve-se ter clareza de que as pessoas trabalham para elas e não para uma organização.

Entre as competências que as lideranças devem reproduzir, essas são as primordiais: adaptar-se; entender como o ser humano reage aos estímulos; desenvolver a compreensão empática (pensar como a outra pessoa sente); trabalhar para liderar as mudanças e fornece um ambiente de trabalho com segurança psicológica que permita que as pessoas criem e sugiram novas ideias.

Função Exponencial é o mesmo que a variável estando no expoente e cuja base é sempre maior que zero e desigual de um. Algumas restrições são necessárias, pois 1 elevado a qualquer número tem como resultado o número 1. Portanto, em vez de exponencial, estaríamos de fronte de uma função constante.Existem duas possibilidades para a função exponencial, podendo ser crescente ou decrescente. Crescente significa que, à medida que o valor do x estende-se, o valor de f(x) também cresce. Já o decrescente significa que, à medida que o valor do x diminui, o valor de f(x) também diminui.


Como líder, deve descobrir o melhor caminho (Vídeo: Reprodução/ Submundo Intelectual/ YouTube)


As principais características de um líder exponencial são: visão de futuro; respaldo na tecnologia; valorização do ativo humano; anseio por inovação, de forma que não destrua os princípios; tendo uma postura de gestão mais aberta e flexível; busque por educação executiva,, prestando atenção às novidades da sua área, tentando aplicar na sua empresa; não tenha medo de mudanças, contudo se atente aos valores e ao respeito conjunto; tenha empatia; motive, valorize e engaje os seus colaboradores; pesquise e estude sobre novas tecnologias, buscando sempre gerar mais empregos e atualizando de forma coerente.

Busque meios de ter equilíbrio emocional e profissional; ouça os seus colaboradores e aprimore a sua forma de se comunicar; pense no futuro, no seu crescimento profissional e no dos seus subordinados; atente-se aos impactos positivos e negativos que a sua gestão traz, tanto para o seu time quanto para os demais departamentos da companhia; reconheça e valorize os esforços do seu time; busque por novas especializações, nunca se abstenha de aprender, citando o exemplo para seus funcionários; dê feedbacks que gerem pontos de melhoria e motivação; se interesse pelas conquistas da companhia;

As funções exponenciais são utilizadas para representar situações em que a taxa de variação é julgada grande, por exemplo, em lucros financeiros capitalizados por juros compostos, no decaimento radioativo de elementos químicos, desenvolvimento de micro-organismos e bactérias, crescimento populacional entre outras situações.Na área financeira serve para calcular uma aplicação à taxa de juros compostos, na Química calcula-se a decadência radioativa, na Biologia determina o crescimento de bactérias em uma colônia, na Geografia mede-se o crescimento populacional.

Esse é o mundo exponencial que, cedo ou tarde, pode alterar a realidade de todos os empreendedores. As empresas cresciam 10% por ano e o mundo se transformava aos poucos. Atualmente, toda essa realidade está sendo reproduzida.Para distinguir qual é o seu perfil, pode fazer um dos muitos testes de liderança disponíveis. Entretanto, se você é uma pessoa, com facilidade para ser ouvido, consegue se comunicar bem e manter seus colaboradores engajados, é bastante provável que tenha potencial para a liderar.

 

 

Foto destaque: Líder ajudando. Reprodução/ UGLocal/ Bussines Education

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo