Empreender na Prática

Lições de carreira para se aprender com Orkut

Fundador de uma das redes sociais pioneiras no mundo, Orkut Büyükkökten, conta o que aprendeu com o sucesso e a derrocada de sua criação.

3 min de leitura
16 Dez 2022 - 10h20 | Atualizado em 16 Dez 2022 - 10h20

Você certamente já deve ter ouvido o nome Orkut Büyükkökten, engenheiro de software e fundador de uma das principais e pioneiras redes sociais do mundo, o Orkut. Sucesso mundial nos anos 2000, no Brasil ela também era febre, chegando a ter cerca de 30 milhões de usuários.

Após ser extinta em 2014, neste ano o site foi reativado ascendendo o hype daquela época. Segundo Orkut, algo novo está por vir e de uma forma diferente para trabalhar os danos feitos pelas redes sociais na saúde mental das pessoas, principalmente nos jovens.


Orkut Büyükkökten conta as lições que aprendeu com rede que leva seu nome, o Orkut (Foto: Reprodução/Hello Network)


Hoje, Orkut é CEO também de uma rede sociais, a Hello Network, com a proposta de conectar pessoas com mesmos interesses. Mas o que ele aprendeu com toda essa jornada? Vem ver!

- A falha também traz conhecimento

Mesmo com todo o sucesso feito pelo Orkut, ele foi ultrapassado por novas tendências que apareceram na época e, com isso, foi posteriormente desativado. Ainda assim, Orkut fundou uma nova plataforma. Segundo ele, na falha também aprendemos algo.

- Mentores são essenciais para a vida

Em um mundo cheio de oportunidades e possibilidades, às vezes, podemos o foco nos nossos objetivos e para isso estão aí os professores, ajudar a atravessar as diversas portas que se abrem sem que nós percamos a atenção ao que nos é importante.

- Tenha uma rede de contatos

O famoso networking faz toda a diferença. Sabe aquele colega de sala de aula ou do trabalho? Pois é, ele pode te levar a conhecer outras pessoas e essas, por sua vez, também. Assim você vai construindo e alimentando sua rede de contatos, importantíssima para sua vida profissional.

- Nos negócios a empatia é ferramenta essencial

Entender o seu e, por vezes, se colocar no lugar dele, muitas vezes, é o que falta atualmente, segundo Orkut. Proteger suas comunidades e entender as necessidades delas é um fator essencial para quem está atrás de uma empresa.

- É preciso se adaptar às mudanças do mundo

Desde a fundação do Orkut, muitas coisas novas foram surgindo. Segundo ele, a forma de nos comunicarmos foi mudando drasticamente durante os anos, principalmente com a introdução e popularização dos celulares, e para ele as novas redes devem contemplar isso em seu formato.

- Na vida e na carreira, o aprendizado deve ser constante

Seja uma língua diferente, um hobby, curso ou habilidade nova essencial para a sua profissão, tudo o que agregue é importante para o seu crescimento. Seja pessoal ou profissionalmente, continuar o aprendendo é fundamental.

Foto destaque: Orkut Büyükkökten conta as licões que aprendeu com rede que leva seu nome, o Orkut. Reprodução/D'Andrea Fotografia 

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo