Saúde

Levantamento de peso ajuda a evitar a perda muscular em idosos, aponta estudo

De acordo com um estudo realizado na Dinamarca, os exercícios de hipertrofia, com foco no ganho de massa muscular, trazem benefícios à sua saúde até mesmo na terceira idade, saiba mais sobre a descoberta.

04 Out 2022 - 21h47 | Atualizado em 04 Out 2022 - 21h47
Levantamento de peso ajuda a evitar a perda muscular em idosos, aponta estudo Lorena Bueri

A prática de exercício físico é uma das principais formas de manter a saúde ao longo do tempo, mas resultados de uma nova pesquisa dinamarquesa apontam os efeitos de um tipo específico de exercício na saúde dos idosos.

Um novo estudo realizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, e publicado pelo ‘American Journal of Physiology’, revelou que a prática regular de atividades físicas que envolvam o levantamento de peso podem atrasar a perda de massa muscular nos idosos, ajudando a manter o corpo saudável e independente por mais tempo.

Essas novas evidências indicam que os chamados exercícios de hipertrofia trazem diversos benefícios à saúde dos idosos, ajudando no fortalecimento das conexões entre os músculos e os nervos, auxiliando na proteção dos neurônios motores da medula espinhal independentemente da idade.


Prática de exercícios de hipetrofia melhora o condicionamento físico e reduz dores em idosos (Foto: Reprodução/Santa Mônica Clube de Campo)


O estudo foi realizado com 58 homens saudáveis com uma média de 72 anos de idade, desse grupo 38 foram escolhidos para participar treinamentos físicos de levantamento de peso três vezes por semana durante dois meses, já os demais voluntários não fizeram os exercícios, notaram-se resultados positivos no grupo de pacientes que realizou os exercícios de hipertrofia.

Dentre os resultados observados destacam-se o aumento dos músculos e a melhora do condicionamento físico, além do fortalecimento da estabilidade da junção entre músculos e neurônios, como também a redução de pontadas nas costas e dores nos joelhos.

Após os 40 anos de idade começa a ocorrer um processo natural do envelhecimento que causa a perda gradual de massa muscular devido à redução da quantidade de fibras musculares no organismo causada pela quebra dos neurônios motores.

 

Foto Destaque: Idosos que praticam levantamento de peso têm redução na perda de massa muscular (Foto: Reprodução/Blog Educação Física)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo