Música

Lenda britânica da guitarra, Jeff Beck, morre aos 78 anos

Eleito em 2011 pela revista norte-americana, "Rolling Stone", como o 5.º melhor guitarrista da história, o músico britânico, ganhador de oito Grammys, tocou em diversas bandas prestigiadas da década de 60, incluindo "The Yardbirds".

12 Jan 2023 - 09h40 | Atualizado em 12 Jan 2023 - 09h40
Lenda britânica da guitarra, Jeff Beck, morre aos 78 anos Lorena Bueri

Nesta terça-feira (10), um dos maiores guitarristas da história do rock, Jeff Beck, morreu, aos 78 anos, na cidade de Surrey, na Inglaterra. A notícia foi anunciada por sua família, através de seus perfis oficiais nas redes. O britânico, de acordo com a publicação, faleceu após contrair uma meningite bacteriana. 

"Em nome de sua família, é com profunda tristeza que comunicamos a notícia do falecimento de Jeff Beck. Depois de contrair repentinamente meningite bacteriana, ele faleceu pacificamente ontem. Sua família pede privacidade enquanto processa essa tremenda perda", emitiu o comunicado. Veja:


Comunicado divulgado pelo perfil do músico @jeffbeckofficial (Reprodução/Instagram). 


Nascido em 1944, em Wallington, sul de Londres, Geoffrey Arnold Beck, iniciou a carreira como músico de estúdio, até assumir o lugar do também exímio guitarrista, Eric Clapton, na banda "The Yardbirds", em 1965. Considerada de forte influência nos anos 1960, Beck permaneceu no grupo ícone do rock inglês, por cerca de 18 meses, afastando-se por problemas de saúde. Jimmy Page, do "Led Zeppelin", foi seu substituto em 1966.  

Posteriormente, formou sua própria banda, intitulada "The Jeff Beck Group", com o cantor Rod Stewart, desconhecido até então, e o baixista Ron Wood, que entrou em 1974, para os "Rolling Stones". Lançado em 1968, "Truth", álbum de estreia da banda, é conhecido como um dos discos mais influentes do cenário musical britânico. 

Na década de 1970, em carreira solo, Jeff obteve o reconhecimento junto ao público, com o lançamento dos seus álbuns mais famosos, "Blow by Blow" de 1975, e "Wired", de 1976.  Momento em que se tornou pioneiro do jazz-rock, um estilo de rock mais instrumental beirando a fronteira com o jazz, abrindo caminho também para o heavy metal e o rock psicodélico, subgêneros mais pesados. 


Jeff Beck and Johnny Depp - "This is a Song for Miss Hedy Lamarr" - Official Music Video ( Reprodução/YouTube). 


O ganhador de oito Grammys, recentemente encerrou a turnê de "18", disco feito em parceria com o ator Johnny Depp, lançado em meados de 2022. Os acordes de sua guitarra também apareceram em várias produções de cantores e bandas de rock, como Rogers Waters, Kate Bush, Ozzy Osbourne, Morrissey, Bon Jovi e muitos outros. 

Seu nome é influência para os amantes do instrumento, sendo reconhecido diversas vezes, vencendo eleições e aparecendo em quinto lugar na lista de melhores guitarristas da "Rolling Stone", renomada revista americana. 

Amigos de longa data e músicos, prestaram homenagem em suas redes sociais  ao ícone das guitarras que também alcançou o feito de entrar duas vezes para o Hall da Fama do Rock and Roll, em 1992 e em 2009. 

Foto Destaque: Jeff Beck Reprodução/Instagram. 









Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo