Mundo Pet

Leishmaniose: Como proteger seu pet da doença

A doença é silenciosa e pouco conhecida mas representa grande perigoso para saúde e bem-estar de cães. Entenda mais sobre a Leishmaniose, ou Calazar, e saiba como prevenir

3 min de leitura
25 Ago 2022 - 10h30 | Atualizado em 25 Ago 2022 - 10h30

A Leishmaniose, mais conhecida popularmente como Doença Calazar, é uma doença grave para cães e que, apesar dessa gravidade, continua sendo um mistério para tutores de pets. Conheça mais sobre a Leishmaniose e veja formas de proteger seu cão:

Afinal, o que é a Leishmaniose?

A Leishmaniose é uma infecção parasitária transmitida através do mosquito-palha, podendo ser transmitida para seres humanos uma vez contraída pelo pet.

Ela se manifesta inicialmente de forma silenciosa, o que dificulta o diagnóstico. Posteriormente, ela causa problemas de pele no animal, com a descamação do focinho, perda de pelo, crescimento excessivo de unhas e úlceras na pele, além de também causar desânimo e emagrecimento.

A gravidade da doença Calazar está principalmente no fato dela não possuir cura parasitológica, significando que não há medicamentos capazes de eliminar todos os parasitas do organismo do animal.

Os fármacos disponíveis são capazes de diminuir a quantidade de parasitas, reduzindo ou até eliminando os sintomas, podendo resultar em cura clínica, mas não parasitória. Ou seja, uma vez contraída, a Leishmaniose será uma preocupação para a saúde do pet durante o restante de sua vida.


A Leishmaniose pode comprometer a saúde de seu pet para o resto de sua vida (Foto: Reprodução/PIXNIO)


Há vacina para a Leishmaniose?

As vacinas polivalentes obrigatórias, V8 e V10, protegem contra parvovirose, cinomose, hepatite infecciosa, leptospirose, adenovirose, coronavirose e parainfluenza canina, mas não possuem proteção para a Leishmaniose, com a vacinação contra a Calazar sendo considerada opcional.

Atualmente, há poucas opções de vacinas no mercado para a doença, mas é possível encontrar proteção para seu pet: a 'Leish-Tec', do laboratório Ceva, e a Leishmune, do laboratório Zoetis, são as alternativas disponíveis no Brasil.

Além de vacinas, há coleiras repelentes de parasitas que ajudam a evitar o mosquito-palha e também o gel 'Vectra-3D', da Ceva, que também repele carrapatos e pulgas.

Foto destaque: Animal de estimação. Reprodução/PIXNIO

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo