Notícias

Leilão dos aeroportos do Rio ficam para o segundo semestre de 2023

A empresa Changi, que controla a concessionária que administra o Aeroporto Internacional do Galeão Antônio Carlos Jobim, informou que deixará a concessão.

3 min de leitura
11 Fev 2022 - 16h29 | Atualizado em 11 Fev 2022 - 16h29

Os aeroportos da cidade do Rio de Janeiro serão licitados no segundo semestre de 2023. Foi o que anunciou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

A empresa Changi, de Cingapura, que controla a concessionária que administra o Aeroporto Internacional do Galeão Antônio Carlos Jobim, informou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por meio de um protocolo que quer deixar o negócio.

A informação da devolução do galeão foi anunciada pelo Jornal O Globo. Com o fim da concessão, haverá uma nova licitação

“Já não faz mais sentido caminhar com Santos Dumont de forma isolada na 7ª rodada. Nós vamos estudar os dois aeroportos juntos. Nós vamos avaliar a concessão de Galeão e Santos Dumont em conjunto. Isso é uma resposta à preocupação do setor produtivo e do governo do Rio de Janeiro Vamos considerar o terminal Rio andando em conjunto”, disse o ministro da Infraestrutura em coletiva no nesta sexta feira.


A empresa Changi que administra o Galeão quer deixar a concessão.  (Foto: Reprodução/Edilson Dantas/Agência O Globo)


O Governo Federal criou uma comissão juntamente com autoridades do Governo e da Prefeitura da capital fluminense para discutir a licitação do Santos Dumont. Como a comissão decidiu licitar os dois aeroportos juntos, o grupo já foi encerrado.

As autoridades do Estado e Prefeitura do Rio se queixam de que a permissão de expansão do aeroporto Santos Dumont pode prejudicar o Aeroporto do Galeão, na Zona Norte da cidade.

“A preocupação com a concorrência predatória (das autoridades do Rio com concessão isolada do Santos Dumont) não faz mais o menor sentido porque os dois serão operados por um mesmo concessionário”, disse Freitas.

A decisão da empresa cingapurense de deixar o Brasil foi tomada após a Anac negar, no início do mês de fevereiro, um pedido de reequilíbrio financeiro do aeroporto.

 

Foto destaque: Pista do aeroporto Santos Dumont. Reprodução/AeroMagazine.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo