Música

KondZilla e MainStreet lançam clipe em homenagem às vítimas do engano em ações policiais

"Salve a Favela" nasceu da união das duas gravadoras de rap e trap e traz uma reflexão sobre perfilamento racial. Vídeoclipe conta com a participação de André Ramiro, MCs Poze do Rodo, Bielzin, Borges e Cabelinho.

20 Mar 2023 - 16h00 | Atualizado em 20 Mar 2023 - 16h00
KondZilla e MainStreet lançam clipe em homenagem às vítimas do engano em ações policiais Lorena Bueri

As gravadoras KondZilla e MainStreet Records se juntaram em um movimento inédito, com música e clipe, para enfatizar a necessidade de mudança na realidade vivida por mais de 18 milhões de moradores das periferias do Brasil (dados: Data Favela em 17 de março de 2023.). Todos os dias pessoas saem de casa sem saber se vão voltar, porque em cada caso de ação policial nas favelas, há mortes por engano, sendo que em sua grande maioria são pessoas pretas sendo mortas.

A interpretação dessa música e desse videoclipe foi feita pelos cantores MC Poze do Rodo, Bielzin e Borges ( MainStreet) além do MC Cabelinho, que lançou seu último álbum no final do ano passado e atualmente está no elenco de “Vai Na Fé” novela da Rede Globo. O fato de serem nascidos e criados nas periferias do Rio de Janeiro faz com que tragam suas vivências para música e para o clipe, principalmente por serem os responsáveis pela composição e interpretação da música que já está disponível nas plataformas de streaming.


Salve a favela

Flyer de divulgação Salve a Favela. Foto/Reprodução Instagram


O videoclipe, com quase sete minutos, se parece muito com um curta metragem e conta com cenas baseadas em histórias reais das vítimas, vivendo nas periferias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. No elenco, o ator André Ramiro tem destaque ao aceitar fazer novamente o papel de policial e vestir uma farda, após 16 anos.

O ator fez o papel do policial André Mathias, nos filmes Tropa de Elite 1 e 2, onde ganhou o protagonismo com o personagem de boa conduta profissional e ‘antissistema’. Agora, em ‘Salve a Favela’, o ator, que também é rapper, fez questão de escrever o roteiro de suas falas para humanizar ainda mais esse lado.

O resto do elenco, cerca de 60% deles, é composto por artistas amadores de escolas de teatro das comunidades, onde as pessoas encenaram suas próprias realidades, coisa que contribuiu para o resultado final.

Na direção tem-se Rafa Damy juntamente de Gabriel Zerra, responsável por mais de mil clipes da KondZilla, além de Gabriel Pinheiro, ambos nascidos e criados na periferia. O curta também contou com a ‘codireção’ de diversos moradores do Complexo do Alemão, que acompanharam de perto todas as cenas, que trouxe um olhar ainda mais empático e real já que, de fato, representa e condiz com o sofrimento vivido por inúmeras famílias todos os dias. Veja o clipe a seguir: 



Lucas Lang, sócio e fundador da MainStreet ainda diz: "Para nós, ‘Salve a Favela’ tem uma relevância gigantesca, além de ter sido um grande desafio. Infelizmente, estamos falando de um tema cotidiano e fazer isso através do Rap já nos faria cair num clichê por si só. Por isso, buscamos uma nova forma de apresentar o tema e, de fato, comover a audiência. O projeto é diferente porque, além de ser um grito clamando por atenção para casos reais, ele nos conduz ao conhecimento, passando pela revolta e desaguando num chamado à justiça, com uma atitude prática, exigindo ao STF uma mudança na lei de excludente de ilicitude. Algo precisa ser feito, e ninguém está olhando para isso”

O movimento #salveafavela foi lançado para que a população possa vigiar e cobrar para que os casos retratados no vídeo fiquem cada vez menos comuns e os culpados sejam punidos.

 

Foto em Destaque: Reprodução Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo