Cinema/TV

Kleber Mendonça Filho é aplaudido de pé em Cannes

Com novo documentário intitulado "Retratos Fantasmas", o diretor pernambucano foi bem recebido pelo público durante a première no 76º Festival de Cannes.

21 Mai 2023 - 10h41 | Atualizado em 21 Mai 2023 - 10h41
Kleber Mendonça Filho é aplaudido de pé em Cannes Lorena Bueri

O aclamado diretor e roteirista Kleber Mendonça Filho marcou presença no 76º Festival de Cannes. Com o documentário “Retratos Fantasmas”, o cineasta que impressionou o mundo com “Bacurau” foi aplaudido de pé durante a première mundial do novo filme. O documentário foi exibido durante a Sessão Especial da Seleção Oficial, na última sexta-feira (19), sem participar da competição. Esta foi a quarta produção do pernambucano a ser exibida e divulgada em Cannes.


Pôster oficial de "Retratos Fantasmas". (Foto: Reprodução)


Confira a sinopse do documentário:

“Retratos fantasmas é um documentário ambientado no centro do Recife, no século XX. Com imagens de arquivo, fotografias e registros em movimento, o filme explora a história do centro da cidade, contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos.”

Ao que tudo indica – inclusive pelas entrevistas do cineasta e críticas que a produção audiovisual tem recebido – este é um trabalho bastante pessoal para o diretor. A inspiração está relacionada às memórias de Kleber, do período de sua adolescência vivendo em Setúbal (bairro em Pernambuco), das memórias que tem de sua mãe e da sua própria relação com o cinema ao longo dos anos.

Com 1 hora e 32 minutos de duração e dividido em 3 atos, o filme foi bem recebido pela plateia. O longa não só faz uma análise sobre os cinemas de rua e as mudanças na cultura ao longo dos anos, mas reflete como os cinemas já fizeram parte e influenciaram a vida das pessoas.

Durante a sessão, o cineasta pernambucano discursou e homenageou a Secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga. "Ela é a responsável pela política audiovisual do Ministério da Cultura. Pensamos que deveríamos dar esta informação porque isso é bom e é normal ter alguém do governo nos apoiando e basicamente dizendo 'o que vocês estão fazendo é bom'. A gente não teve isso por sete anos. Então, muito obrigado!", disse.


Kleber Mendonça Filho recebeu o Prêmio do Júri em 2019, por "Bacurau". (Foto: Reprodução/ERIC GAILLARD/REUTERS)


Em entrevista à Splash UOL, Kleber Mendonça Filho também comentou sobre o atual cenário audiovisual no que diz respeito ao governo federal. "Este momento bom do cinema brasileiro é maravilhoso, mas ele é normal. Ele tem que ser visto como normalidade. Anormal é o que acabou de acontecer. A gente está aqui em Cannes exibindo filmes, vários filmes, uma diversidade muito grande. Isso deve ser visto como normal e ser incentivado sempre. E nós como artistas representamos o País, o Brasil. Estou feliz de representar o Brasil".

Ainda à Splash UOL, o diretor comentou a felicidade que teve ao ver o filme sendo exibido. "Foi muito forte. Estou muito feliz com o filme. Foi uma sessão muito especial porque é a primeira vez que o filme é exibido. É um filme muito pessoal. Passei sete anos vendo estas imagens pequenas e hoje vi na tela grande", disse.

Ainda sem data específica, “Retratos Fantasmas” tem previsão de estreia no Brasil para o segundo semestre de 2023. O 76º Festival de Cannes vai até o dia 27 de maio em Cannes, na França.

 

Foto destaque: Kleber Mendonça Filho. Reprodução/LOIC VENANCE/AFP.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo