Segundo informações da imprensa internacional, o ator Kevin Spacey (62) foi formalmente acusado pelo Crown Prosecution Service (CPS), do Reino Unido, nesta quinta-feira (26), por quatro crimes sexuais. As vítimas seriam três homens que trabalharam com o ator quando ele ainda era diretor artístico do teatro Old Vic e os crimes teriam ocorrido entre 2005 e 2013, em Londres e Gloucestershire.
"O CPS autorizou acusações criminais contra Kevin Spacey, 62, por quatro acusações de agressão sexual contra três homens", disse Rosemary Ainslie, chefe da Divisão de Crimes Especiais do CPS, em comunicado anunciando as acusações.
Ela acrescentou: "Ele também foi acusado de fazer uma pessoa se envolver em atividade sexual com penetração sem consentimento. As acusações seguem uma revisão das provas reunidas pela Polícia Metropolitana em sua investigação".
A primeira vítima afirma que foi agredido sexualmente por Kevin Spacey duas vezes, em Londres, em março de 2005. A segunda vítima disse que Spacey o agrediu em agosto de 2008, e uma terceira vítima afirmou que o ator o agrediu sexualmente em Gloucestershire, em abril de 2013.
A quarta acusação de fazer uma pessoa se envolver em atividade sexual com penetração sem consentimento supostamente ocorreu em Londres, em agosto de 2008. O homem agredido não teve seu nome divulgado, mas segundo comunicado do CPS seria a mesma vítima relacionada a segunda acusação.
Ainda consta no comunicado oficial que “O Crown Prosecution Service lembra a todos os envolvidos que os processos criminais contra Spacey estão ativos e que ele tem direito a um julgamento justo.”
Segundo o The Washington Post, as acusações não serão decretadas a menos que o ator seja preso na Inglaterra ou no País de Gales.
O comunicado oficial não confirma se haverá um processo para que o ator, que é norte americano, seja extraditado para o Reino Unido. Em geral, em casos como este, o acusado pode optar por enfrentar as acusações, porém se isso não acontecer, os promotores podem iniciar um processo de extradição.
O ator vencedor do Oscar por duas vezes, viu a sua carreira ser em grande parte prejudicada por acusações de agressão sexual e má conduta a partir de outubro de 2017 quando o também ator Anthony Rapp o acusou de fazer avanços sexuais em relação a ele em uma festa na década de 1980, quando Anthonny ainda era menor de idade.
Na ocasião, Kevin emitiu um comunicado: "Tenho muito respeito e admiração por Anthony Rapp como ator. Estou mais do que horrorizado ao ouvir essa história. Sinceramente, não me lembro do encontro, seria há mais de 30 anos. Mas se eu me comportei como ele descreve, devo a ele as mais sinceras desculpas pelo que teria sido um comportamento de bêbado profundamente inapropriado."
Kevin Spacey em cena na série ‘House of Cards’, da Netflix. (Foto: Divulgação/Netflix)
Desde então, Kevin Spacey foi acusado de má conduta por várias outras pessoas. Em novembro de 2017, ele foi demitido de seu papel principal em ‘House of Cards’, da Netflix, papel pelo qual ganhou um Globo de Ouro, devido às alegações.
Kevin foi acusado de má conduta por pelo menos 20 pessoas. As alegações foram feitas em uma investigação anônima conduzida por um escritório de advocacia, após as alegações de 2017.
Embora o ator ainda não tenha se manifestado publicamente sobre os novos desdobramentos, Kevin Spacey já havia se declarado inocente de todas as acusações anteriormente.
Foto Destaque: Kevin Spacey. Reprodução/Ernesto Ruscio/Getty Images