Notícias

Juros do cartão de crédito alcança sua maior taxa em seis anos

Segundo informações passadas por meio do Banco Central (BC), o mês de março atingiu a taxa de 430,5% ao ano pelo juro do rotativo do cartão de crédito, dentro de um período de seis anos.

26 Abr 2023 - 22h30 | Atualizado em 26 Abr 2023 - 22h30
Juros do cartão de crédito alcança sua maior taxa em seis anos Lorena Bueri

Em março os juros solicitados por parte das instituições financeiras em relação às operações realizadas com o cartão de crédito chegaram a aumentar para 430,5%, comparado ao porcentual visto em fevereiro de 417,4%. Dentre os últimos seis anos este é o maior estágio estabelecido até então, considerando que no mês de agosto do ano de 2017 o juro do rotativo apresentava ao ano cerca de 428%. Esses dados tiveram sua divulgação durante a manhã da presente quarta-feira (26), no Relatório de Política Monetária pelo BC (Banco Central).

Esses juros em específico são gerados pelos usuários de cartão de crédito que preferem realizar o pagamento da fatura dentro do menor valor, o que produz juros e mais juros.  Uma das principais preocupações do Ministério da Fazenda é a modalidade em questão. Como meio de buscar uma melhor alternativa para reduzir o juro do rotativo, o ministro Fernando Haddad tem procurado se reunir com banqueiros.

Desde dezembro de 2020, essa categoria de crédito tem feito à taxa total crescer mês após mês sucessivamente. Em média, o rotativo era, ao ano, por volta de 328% no período.


Aumento nos juros do cartão de crédito. (Foto: Reprodução/Marcos Santos/USP Imagens/Diário do Comércio)


Ao ano a taxa de juros atingiu em março aproximadamente 44,3%, com recursos livres nas operações de crédito, aumentando cerca de um ponto percentual comparado com fevereiro de 2023 que foi a 43,3%. A ampliação é de sete pontos percentuais com o acumulo de 12 meses. É bom lembrar que os procedimentos com recursos livres acabam não incluindo o crédito habitacional, rural e as linhas do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico).

Ao manter-se estável no decorrer do mês e aumentando em 12 meses 2,7 pontos percentuais, o valor médio do crédito livre estacionou em 24,1% ao ano, durante as ações para o segmento empresarial. Com 58,3% ao ano, a taxa de juros não teve alteração associada ao mês anterior, ao longo das operações entre as pessoas físicas. Dentro da mobilidade do rotativo do cartão de crédito e do cheque especial, a tendência do custo para a captura de crédito é confirmada pelos dados.

Foto destaque: Alta nos juros do cartão de crédito. Reprodução/Shutterstock/CNN BRASIL

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo