Esportes

Jon Jones se consolida como o melhor da história do MMA

O lutador americano ostenta um impressionante cartel de 27 vitórias em 29 lutas disputadas.

15 Mar 2023 - 09h05 | Atualizado em 15 Mar 2023 - 09h05
Jon Jones se consolida como o melhor da história do MMA Lorena Bueri

O MMA, assim como quase todos os esportes, enfrenta a velha pergunta: quem é o melhor da história? É sempre difícil comparar épocas e contextos diferentes, mas, desde a consolidação das Artes Marciais Mistas, é possível dizer que nenhum outro lutador teve um cartel tão impressionante quanto o de Jon Jones. Muitos fãs, inclusive, têm utilizado o Codigo bonus bet365 para apostar no sucesso do americano nas lutas.

Jon Jones fez fama no MMA lutando no peso-meio-pesado. Após obter vitórias em organizações menores, o americano chegou ao UFC em 2008 – e foi pavimentando seu caminho com vitórias atrás de vitórias. Até que, em 2011, aos 23 anos, ele teve a oportunidade de lutar pelo cinturão contra o brasileiro Maurício Shogun, que vinha de duas intensas batalhas com Lyoto Machida.

E, na luta com Shogun, Jon Jones mostrou que havia chegado para reinar no MMA. Ele dominou o brasileiro, então campeão da categoria meio-pesado, de maneira avassaladora. A vitória veio por nocaute técnico no terceiro round. Dali em diante, o americano tornou-se o lutador mais temido do UFC, vencendo uma sucessão de rivais lendários, como Rampage Jackson, Lyoto Machida, Rashad Evans, Vitor Belfort e Daniel Cormier. E, pelo caminho, fez lutas duras contra Alexander Gustafsson, Thiago Marreta e Dominick Reyes.

Mas todas essas batalhas tiveram algo em comum: terminaram com Jon Jones erguendo o braço. Muitos, porém, alegavam que o americano lutava em uma categoria de peso em que ele era, em geral, muito maior do que seus oponentes. E há anos Jones era “desafiado” a ir para o peso-pesado.

No começo de março, para a alegria dos fãs do MMA, Jon Jones fez sua estreia no peso-pesado, enfrentando o perigoso Ciryl Gane. E a vitória veio no melhor estilo do americano: tranquila, no primeiro round.

Jones conseguiu aplicar uma guilhotina no francês, que não teve o que fazer a não ser dar os três tapinhas. Dessa forma, após dominar completamente os meio-pesados, o americano agora é o novo campeão do peso-pesado.

O impressionante cartel de Jones registra 27 vitórias, uma derrota e um “No Contest”. No entanto, o americano venceu todas as lutas que teve na carreira. A sua “derrota” veio em uma peleja contra Matt Hamill. Jon Jones vencia facilmente o combate, mas acabou aplicando golpes ilegais e teve a derrota decretada.

Por sua vez, o No Contest também veio em uma vitória – dessa vez, ainda mais espetacular. Na segunda luta contra Daniel Cormier, Jon Jones venceu por nocaute após aplicar um belíssimo chute alto. Acontece que, depois do combate, ele acabou sendo flagrado no exame antidoping e sua vitória foi anulada.

Os resultados dentro do octógono mostram que Jon Jones pode, tranquilamente, ser considerado o melhor da história. Isso não significa que ele seja o mais importante, é claro. Afinal, sem nomes como Royce Gracie, o MMA jamais seria o que se tornou hoje. Lutadores espetaculares não faltam nas Artes Marciais Mistas, e o mais importante é que saibamos apreciar o legado de todos eles.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo