Notícias

Jogadora de basquete norte americana é libertada pela Rússia

A jogadora bicampeã olímpica, Brittney Griner, foi libertada pela Rússia após 10 meses detida, em uma troca de prisioneiros inédita entre os dois países.

09 Dez 2022 - 15h45 | Atualizado em 09 Dez 2022 - 15h45
Jogadora de basquete norte americana é libertada pela Rússia Lorena Bueri

A jogadora norte-americana de basquete, Brittney Griner, chegou nesta sexta-feira (09) aos Estados Unidos. A jogadora estava presa na Rússia desde março deste ano e havia sido condenada a nove anos de prisão pela Justiça russa em novembro.

Brittney Griner foi condenada após ser presa por porte ilegal de óleo de cannabis no aeroporto de Moscou, em março. A bicampeã olímpica e campeã da liga de basquete feminina dos EUA passou quase 10 meses detida.

Desde o julgamento, onde ela foi condenada a nove anos de prisão, o governo norte-americano negociava com Moscou uma troca de prisioneiros para conseguir liberar a atleta. A troca inédita entre os dois países, além de libertar a jogadora, promoveu o retorno do traficante de armas russo Viktor Bout para Moscou, após 12 anos detido em uma prisão norte-americana.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que participou diretamente da troca entre os prisioneiros, demonstrou felicidade com o término das negociações. "Fico feliz em dizer que Brittney está de bom humor. Ela precisa de tempo e espaço para se recuperar", disse ele na Casa Branca.

Quem é Viktor Bout

Para a libertação da atleta, os Estados Unidos tiveram que libertar também o famosos negociante de armas, Viktor Bout, que já serviu de inspiração para um filme de sucesso de Hollywood. Bout foi um teente-coronel do Exército Soviético, apontado pelo Departamento de Justiça dos EUA como um dos maiores traficantes de armas do mundo. Em 2007, em uma biografia, ele foi apelidado de ‘Mercador da Morte’, e se tornou um dos homens mais procurados do planeta.


(Traficantes de armas russo, Viktor Bout, dentro de centro de detenção. Foto: Apichart Weerawong/Arquivo/AP)


Bout foi preso em 2008, na Tailândia, e quatro anos depois foi condenado a 25 anos de prisão por um tribunal dos EUA. O russo cumpriu 10 anos da condenação, e libertado após um longo período de negociação do governo russo.

 

Foto destaque: A jogadora de basquete Brittney Griner, libertada de prisão na Rússia, em voo em destino aos Estados Unidos. Foto: Russian Federal Security via AP

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo