Notícias

Joe Biden e Bolsonaro se encontram para discutir questões ambientais e climáticas

Joe Biden e Bolsonaro se encontram para discutir questões ambientais e climaticas do Brasil e Estados Unidos durante a cúpula, também deverá estar em pauta , eleições abertas e democráticas.

08 Jun 2022 - 19h51 | Atualizado em 08 Jun 2022 - 19h51
Joe Biden e Bolsonaro se encontram para discutir questões ambientais e climáticas  Lorena Bueri

O presidente Jair Bolsonaro (PL) embarcou na noite desta quarta-feira (8) para se reunir com Joe Biden enquanto ocorre a Cúpula das Américas, em Los Angeles. O encontro, que deve acontecer na quinta-feira (9), será o primeiro esta semana entre os líderes mundiais. Segundo o assessor de segurança nacional dos EUA Jake Sullivan, o clima será um “tópico importante de discussão” entre os Estados Unidos e o Brasil. 

Também deve estar na pauta da discussão entre os dois países “eleições abertas, transparentes e democráticas”, disse Sullivan. A pauta é de super importância, já que nesta semana, em entrevista ao SBT, Bolsonaro disse que Donald Trump poderia ter vencido as eleições americanas de 2020.

Além disso, o subsecretário de subsecretário dos Estados Unidos para as Américas, Brian Nichols, afirmou que já havia antecipado que as questões ambientais seriam outro tópico da conversa.

“Os presidentes Biden e Bolsonaro, como líderes de dois grandes países do hemisfério, têm toda uma agenda para discutir, incluindo a cooperação contra as mudanças climáticas e questões ambientais que são dois compromissos políticos e fundamentais na cúpula”, afirmou Nichols na última terça-feira (7).

Já Bolsonaro, que estará ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro, reforçou que irá apresentar alguns temas de importância ao Brasil, como: segurança alimentar, transição de energia e meio ambiente. Em discurso na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) na tarde desta quarta, o chefe do Executivo brasileiro disse que a conversa bilateral com Biden se faz necessária para "mostrar o que é o Brasil".  

Sobre a guerra da Rússia, o presidente brasileiro afirmou que irá responder "o que puder" sobre o tema. "O que eu não puder, não vou falar. Assim como eu não tenho off para imprensa, eu não tenho off com chefe de estado nenhum fora do Brasil”, reforçou.


Amazônia, crise de alimentos e democracia devem estar na pauta do encontro entre os dois presidentes ( Foto Reprodução: EPA E REUTERS via BBC)


Cúpula das Américas

Em sua nona edição, a cúpula começou na última segunda-feira e deve ser encerrada na próxima sexta-feira (10). O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, inicia uma cúpula nesta quarta-feira que foi concebida como uma plataforma para mostrar a liderança dos EUA na retomada das economias latino-americanas e no enfrentamento de pressões imigratórias, mas acabou prejudicada pela discórdia sobre a lista de convidados.

O evento regional é realizado periodicamente e marca o encontro de líderes políticos do continente. O objetivo é discutir e definir ações para enfrentar problemas compartilhados pela região e avançar na integração. Acredita-se que essa reunião trará grandes resultados e elaboração de novos projetos e, em breve, os Presidentes Jair Messias Bolsonaro e Joe Biden apresentarão à população tudo que foi decido e concordado em questão.

Para mais informações sobre as notícias locais e do mundo acompanhe o Portal de Notícias Lorena R7.

 

Foto Destaque. Presidente Jair Bolsonaro e Joe Biden. Reprodução/ Getty Imagens 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo