Notícias

Joe Biden anuncia delegação para posse de Lula

Deb Haaland, secretária do Departamento do Interior dos EUA, vai liderar a delegação do país durante posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A presença do embaixador interino e do conselheiro de segurança nacional também foi confirmada

23 Dez 2022 - 17h11 | Atualizado em 23 Dez 2022 - 17h11
Joe Biden anuncia delegação para posse de Lula Lorena Bueri

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou na última quinta-feira (22), os nomes de uma delegação para representar o país durante a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o evento acontecerá no dia 1º de janeiro de 2023.

Em nota, a Casa Branca informou que a delegação será comandada por Deb Haaland, atual secretária do Departamento do Interior dos EUA.

Douglas Koneff, encarregado dos negócios dos Estados Unidos no Brasil e Juan Gonzalez, assistente especial de Biden e diretor dos Assuntos do Hemisfério Ocidental e do Conselho de Segurança Nacional, se juntarão a Haaland durante a cerimônia de posse.

A representante americana possuí cargo semelhante ao de um ministro na América Latina e é a primeira secretária de origem indígena a ser nomeada nos EUA. Seu nome como substituta de Biden, já circula há alguns dias, mas somente agora foi confirmado pela Casa Branca. 


Deb Haaland (Foto: Reprodução/Wikipédia)


A secretária integra a ala à esquerda do Partido Democrata e já criticou a postura de Jair Bolsonaro no parlamento norte-americano, sendo responsável por pressionar a Casa Branca a não assinar acordos com o presidente brasileiro.

Veja abaixo alguns dos representantes dos Estados Unidos que compareceram em posses brasileiras nos últimos anos:


•    Mike Pompeo, então secretário de Estado dos EUA, representou o país durante a posse de Jair Bolsonaro no dia 1º de janeiro de 2019.

•   Joe Biden, quando era vice-presidente dos EUA, compareceu na cerimônia de segunda posse de Dilma Rouseff, em 2015.

•   Hillary Clinton, então secretária de Estado, marcou presença na primeira posse de Rouseff.

•    Robert Zoellick, então representante comercial dos EUA, estava presente quando Lula assumiu a presidência pela primeira vez, na segunda, não houve convidados estrangeiros 

Até o momento, a presença de 17 chefes de Estados foi confirmada. Entre eles estão os líderes de Portugal, Alemanha, Argentina, Paraguai, Espanha e Chile. Os convites foram enviados para todos os países que possuem relação diplomática com o Brasil.

 

Foto destaque: Joe Biden. Reprodução/El País

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo