Colunista

Jardins Sensoriais: Explore os seus sentidos!

Somos dotados de capacidade de perceber as coisas de forma diferente, que tal usar esse conhecimento para elevar nosso bem estar em casa?

13 Ago 2022 - 10h20 | Atualizado em 13 Ago 2022 - 10h20
Jardins Sensoriais: Explore os seus sentidos! Lorena Bueri

Desde que nascemos, aprendemos o mundo ao nosso redor através dos sentidos.

Nosso cérebro ao nascermos, é como uma folha de papel em branco que com o passar do tempo vai sendo preenchido.

A área vestibular, responsável pelo equilíbrio, córtex somatossensorial para tocarmos e aos poucos, conseguimos andar, sentir, ver, perceber, degustar e aspirar aromas, cores e vida.

Agora imagine ter uma experiência completa de todos os sentidos na sua própria residência?

Os jardins sensoriais provocam reações apaixonantes e transformam qualquer ambiente em um verdadeiro paraíso cerebral.

 

Olfato

Ah, os cheiros! De fome à memórias gustativas e afetivas, os cheiros nos movem desde os remotos humanóides. 

Através do cheiro, sabemos o quão bom pode ser uma comida e somos capacitados e necessitados dos aromas para agirmos.

Por essa razão a indústria de perfumes fatura alguns bilhões.

Estimular o olfato é um processo fácil, porém delicado e sutil. 

Decorar a sua cozinha com ervas como manjericão, alecrim, hortelã e tomilho, trazem nuances olfativos mais fortes, enquanto lavanda, orégano, cebolete exigem olfatos mais apurados para se fazer perceber.

 

Tato

O toque tem enorme importância em nossa vida, permitindo a percepção espacial que temos sobre nós mesmos e sobre o que nos cerca. Tal importância foi descoberta por Brodmann que criou uma representação do que seria a relevância para o cérebro e o tato ocupou grande parte.

Explorar esse sentido pode ser de várias formas, como tecidos, voais e claro, nossas amigas, as plantas.

Cactos e suculentas são as espécies que mais aguçam esse sentido e por isso elencam nossa lista de sugestões.

 

Visão

Não menos importante, a visão é um dos órgãos mais estimulados, sendo evidenciado por pesquisadores de Yale a quantidade de 11 milhões de bits de informação por dia. Tal importância pode ser agraciada com folhagens de cores fortes e vivas.

Segundo especialistas em neurociência, quando há o contato visual com flores, plantas, cores e a natureza em si, nosso cérebro primitivo remonta sensações de bem estar e conforto visual, transmitindo a sensação de pertencimento de algo maior.

Abuse de plantas como orquídeas, amarílis e azaleias.

 

Paladar

Repleta de terminações nervosas, nossa língua é um dos sentidos mais prazerosos de explorar.

Isso porque ao ingerirmos alimento, o cérebro libera doses de dopamina, um neurotransmissor de satisfação.

Para agraciar esse sentido, pequenos vasos com chás e ervas de provence (Alecrim, Tomilho, Orégano, Manjerona e Segurelha), além de deixarem um aroma especial, seu sabor é inigualável.

 

Audição

Talvez um dos mais importantes sentidos atrelados ao equilíbrio, a audição é juntamente com o tato, os primeiros órgãos a se desenvolverem logo após o nascimento.

Desde que nascemos, somos impactados pelos sons ao nosso redor, dessa forma selecionamos o tipo de ação que deveremos adotar.

Subjetivamente ouvimos todos os sons todavia o cérebro seleciona os que você aparentemente está ouvindo, desta forma, sons em segundo plano são absorvidos na memória de longo prazo.

Para se apropriar da melhor forma desse poderoso sentido, cascatas decorativas, sinos e o próprio cuidar das plantas envolve inúmeros estímulos auditivos.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo