Notícias

Itamaraty e Embaixada Brasileira em Kiev iniciam evacuação de brasileiros da Ucrânia

O Itamaraty e a Embaixada Brasileira organizaram uma "evacuação de emergência" para brasileiros que se encontravam na Ucrânia. O trem, que levou 70 brasileiros, vai em direção à fronteira com a Romênia.

26 Fev 2022 - 13h00 | Atualizado em 26 Fev 2022 - 13h00
Itamaraty e Embaixada Brasileira em Kiev iniciam evacuação de brasileiros da Ucrânia Lorena Bueri

Um trem com 70 brasileiros partiu nexta sexta-feira (25),de Kiev capital da Ucrânia, com destino a Chernivtsi, por volta das 17h (horário local). A cidade fica perto da fronteira do país com a Romênia e a Moldávia e o plano é que, de lá, os brasileiros sigam para a Romênia; contudo, o transporte para a fronteira ainda está sendo negociado.

A "evacuação de emergência", motivada pela invasão das tropas militares russas ao país, foi organizada pelo Itamaraty e pela Embaixada Brasileira na cidade. Além da evacuação, foi garantida a gratuidade da passagem para os passageiros brasileiros.


Bombeiros trabalhando em prédio residencial atingido por míssil. (Foto: Reprodução/Anadolu Agency/Getty Images)


O secretário de Comunicação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores Leonardo Gorgulho já havia avisado sobre o plano na quinta-feira (24), em publicação no Facebook, na qual alertava para que os interessados chegassem com antecedência à estação.

Contudo, a embaixada comunicou que a "prioridade será dada a mulheres, crianças e idosos" e que os viajantes deverão ter em conta "relevantes dificuldades na chegada", como a falta de hospedagem, transporte para a fronteira e longas filas na imigração. Na sexta-feira, a empresa Maxar Technologies registrou imagens de satélite mostrando um congestionamento de cerca de 6,5 quilômetros na saída da Ucrânia para a Romênia.

Mesmo assim, garantiu que está sendo "negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira".

Além disso, o governo brasileiro alertou para que os passageiros levassem apenas o essencial, incluindo obrigatoriamente documentos de identificação, para que a Embaixada Brasileira em Bucareste, capital da Romênia, possa acelerar os procedimentos necessários para o ingresso dos brasileiros no país.


Brasileiros foram orientados a levarem sua documentação na viagem para adiantar os trâmites da imigração. (Foto: Reprodução/Consulado do Brasil - Ucrânia)


Segundo o Itamaraty, 500 brasileiros vivem na Ucrânia. Porém, não há garantia de que todos os interessados em partir consigam deixar o país.

Aos que não embarcaram no trem, a orientação feita pelo Itamaraty é de que mantenham contato diário com a representação diplomática, como a embaixada e o consulado.

Foto destaque: ministro Adriano Pucci e embaixador Leonardo Gorgulho em coletiva de imprensa. Reprodução/Gustavo Magalhães/MRE.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo