Notícias

Investigação mostra ingrediente a mais em requeijão, o que é proibido

Foi deflagrada nesta quarta-feira (10) uma operação do Ministério da Agricultura e Pecuária em 9 estados referente a fraude em torno do requeijão e do requeijão cremoso, pois continha amido, o que é proibido.

11 Mai 2023 - 15h00 | Atualizado em 11 Mai 2023 - 15h00
Investigação mostra ingrediente a mais em requeijão, o que é proibido Lorena Bueri

Na última quarta-feira (10), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), realizou uma operação em nove estados da federação com o objetivo de encontrar possíveis irregularidades na fórmula do requeijão e do requeijão cremoso e nas embalagens.

Foram no total coletadas 180 amostras de produtos de diversas marcas em 66 estabelecimentos comerciais diferentes. Os resultados das análises apontaram para um índice de 5% de não conformidade. Em 1 das amostras coletada estava fora do prazo de validade e não pode ser estudada. Dentre as outras, em 9 produtos foi achado a presença de amido e não foi especificado na embalagem do produto a adição de tal ingrediente, o que configura fraude econômica.  

Os estados contemplados pela operação foram Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O Ministério da Agricultura informou em nota que “A fraude por adição de amido em requeijão é caracterizada como fraude econômica, ou seja, não correspondia com o que estava declarado no rótulo do produto”.

Para os produtos se adequarem as normas do Mapa, é necessário que no rótulo esteja escrito Mistura para Requeijão e Amido, como não estavam corretamente descritos, foi considerado fraude ao consumidor.


Operação do MAPA mostra fraudes no requeijão (Foto: reprodução/Twitter)


A especialista Ana Lúcia Viana, do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, explica que “O requeijão que leva adição de amido deve ter em sua denominação de venda a informação Mistura de Requeijão e Amido, de acordo como o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Requeijão. Logo, qualquer comercialização sem a denominação configura fraude ao consumidor”.

Os fabricantes tiveram seus produtos apreendidos de forma cautelar e foram autuados a responder a um processo administrativo específico para tal fraude do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Por conta de o processo ainda estar em andamento, as marcas fabricantes não foram expostas até o presente momento.

Foto destaque: Requeijão. Reprodução/Pixabay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo