Notícias

Invasão ao Iraque pelos Estados Unidos completa 20 anos

Há 20 anos atrás, George W. Bush autorizava a invasão ao Iraque, decisão que fazia parte da campanha militar Guerra ao Terror. Decisão é questionada até hoje.

19 Mar 2023 - 21h05 | Atualizado em 19 Mar 2023 - 21h05
Invasão ao Iraque pelos Estados Unidos completa 20 anos Lorena Bueri

Há 20 anos, no dia 19 de março, o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush iniciava a invasão do Iraque. Esta invasão, que faz parte da Guerra do Terror, ainda levanta questionamento tanto da população dos Estados Unidos quanto do resto do mundo.

Em 2001, os Estados Unidos sofreram com ataques terroristas contra o Pentágono e as Torres Gêmeas. Estes ataques instalaram uma campanha militar chamada “Guerra ao Terror”, que culminou na invasão de países como Iraque, Afeganistão e Síria.

Uma das principais motivações para a invasão do Iraque seria o suposto arsenal de armas de destruição em massa que o ditador Saddam Hussein tinha no país. Outra foi de que Saddam teria feito parte da Al-Qaeda.


Mais de 30 milhões de pessoas protestaram ao redor do mundo contra a invasão ao Iraque. Jeandré du Toit/Wikimedia Commons


Antes mesmo da invasão acontecer, no dia 15 de fevereiro de 2003 aconteceu uma série de protestos ao redor do mundo contra a invasão que estava sendo planejada, contando com cerca de 30 milhões de protestantes em mais de 600 cidades do mundo. Só na manifestação da Roma cerca de três milhões de pessoas compareceram, entrando para o Livro dos Recordes em 2004 como maior protesto antiguerra.

Em 2011, o ex-presidente Barack Obama retirou as tropas do local. Na mesma época, o Estado Islâmico aproveitou da fragilidade e caos que encontraram para controlar parte do Iraque e Síria. O grupo ficou ainda mais conhecido pela população mundial quando as suas ações começaram a ser postadas na internet, como as execuções, por exemplo.

Visando acalmar as guerras civis no local depois que Saddam foi derrubado, Obama criou a Operação Resolução Inerente em 2014, a qual ainda ocorre com cerca de 2500 militares estadunidenses em Bagdá.

Donald Trump pode até ter tentado adotar uma proposta para o fim das “guerras inúteis e sem mim”, segundo ele, mas pouco foi mudado em relação a isto.

O custo dessas guerras para os Estados Unidos – segundo a Universidade Brown cerca de US$ 1,79 trilhões, que pode chegar até US$ 2,89 trilhões em 2050 – ainda levanta questionamentos sobre a participação das tropas dos Estados Unidos na área, principalmente da população estadunidense. Do outro lado, os apoiadores da presença das tropas nos países do Oriente Médio, alegam que os Estados Unidos precisam ficar por responsabilidade ao futuro da região.

 

Foto destaque: Estátua de Saddam Hussein é derrubada durante invasão. Reprodução/AP

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo