Empreendedorismo

Inteligência Artificial no Brasil é um problema quando o assunto é mão de obra qualificada

A Inteligência Artificial (IA) é uma inovação tecnológica muito grande e tem por finalidade automatizar muitos processos complexos para as máquinas, mas que são do nosso dia-a-dia.

21 Out 2022 - 21h59 | Atualizado em 21 Out 2022 - 21h59
Inteligência Artificial no Brasil é um problema quando o assunto é mão de obra qualificada Lorena Bueri

A inteligência artificial é um avanço e tanto na forma como as pessoas se relacionam, pois as máquinas passam a interferir nesse processo diretamente, sejam nos ciclos sociais ou no dia a dia dos indivíduos. A IA trata-se de uma inteligência demonstrada por máquinas ao executar tarefas complexas, que comumente seriam realizadas por seres humanos. A finalidade é que sejam executados processos autônomos, o que vem a facilitar muito a vida das pessoas em diversos aspectos.


Inteligência artificial em nossas vidas cada vez mais. (Foto/Reprodução: ABEINFO)


Em meio a isso, é possivel ver muitas startups investindo na criação de inteligências artificiais aqui mesmo no Brasil. Porém, embora seja uma realidade dos dias atuais, muitas delas enfrentam problemas em adquirir mão de obra qualificada para isso. Um estudo divulgado pelo Google for Startups nesta quarta-feira (19/10) em parceria com a Abstartups e a Box 1824 demonstrou que, mais especificamente, 57% das Startups brasileiras enfrentam este problema - para isso foi feita uma pesquisa com 702 startups do ramo para entender como está o mercado.

Sabemos que Startups são denominadas as empresas novas e voltadas para a tecnologia em um modelo de negócio repetível e escalável. Isso por si só já solicita uma demanda por mão de obra extremamente qualificada, entretanto, no caso da IA temos um âmbito de ainda maior complexidade na execução dos trabalhos, normalmente, não são todas as áreas da engenharia que estudam este tipo de área tecnológica e, nem mesmo as que estudam, como a Engenharia Eletrônica ou a Engenharia de Softwares costumam ter muitas interessados no assunto por enquanto no Brasil.

Falta de demonstração da possibilidade de crescimento da área de atuação ou falta de investimento adequado no assunto? 

Fato é que, até 2030, segundo um estudo divulgado pela consultoria super premiada McKinsey, estima-se que o mercado mundial de Inteligência Artificial gere uma receita de U$ 13 trilhões de dólares para o mundo, impactando diretamente o PIB da America Latina, com aproximadamente 5% de aumento. Esses números por si só já demonstram um claro oceano de possibilidades e os profissionais de tecnologia em geral certamente terão muito espaço no mercado de trabalho caso venham a se interessar em se especializar no assunto.

Por fim, o diretor do google André Barrense declarou que: “Fizemos o estudo para entender o estágio da IA no Brasil e para pensar o amanhã, que está sendo escrito agora em código e na legislação, com o avanço das questões regulatórias”.

Isso demonstra que uma das empresas mais proeminentes da internet está buscando oportunidades no cenário brasileiro. Será que veremos nos próximos meses alguma proposta de especialização em tecnologia em Inteligência Artificial pelo google? O importante é que você leitor(a) do portal Lorena R7 está tendo a oportunidade em primeira mão de sair na frente de muitos concorrentes.

 

Foto/Destaque: Inteligência artificial nas startups no Brasil. Reprodução: revistapegn.globo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo