Saúde

Insônia? Como exercícios físicos podem te ajudar a dormir melhor à noite

A boa notícia é que os benefícios do exercício para o sono parecem funcionar para todos, independentemente da idade ou se a pessoa tem certos distúrbios do sono

16 Nov 2022 - 10h30 | Atualizado em 16 Nov 2022 - 10h30
Insônia? Como exercícios físicos podem te ajudar a dormir melhor à noite Lorena Bueri

Muitos sofrem por não terem um sono suficiente ou de qualidade boa. Além de nos deixar cansados no dia seguinte, o sono ruim, a longo prazo, pode ter um efeito maléfico sobre outras questões da nossa saúde e bem-estar.

Não faltam dicas que podem ser feitas para se conseguir uma noite de sono boa, desde tomar um banho quente à noite até largar o telefone algumas horas antes de dormir.

Mas uma das dicas mais comuns para as pessoas que querem ter uma boa noite de sono é a prática de atividades físicas. E, segundo estudos científicos, este é realmente um bom conselho.

Por exemplo, uma análise feita em 2015, sobre todas as pesquisas recentes sobre a qualidade do sono, duração e exercício, mostrou que exercícios curtos e regulares (ou seja, feitos algumas vezes por semana) podem levar a uma qualidade de sono melhor. Isso significa que mesmo uma única prática de atividade já pode ser aceitável para melhorar a qualidade e a duração do sono.


Pessoa dormindo. (Foto: Reprodução/Pexels)


Os estudos também mostram quais tipos de exercícios podem auxiliar a melhorar o sono. O exercício aeróbico regular, por exemplo, demonstrou ajudar os indivíduos a adormecer mais rapidamente e a acordar menos durante a noite, além de fazer com que elas se sentissem mais descansadas na manhã seguinte. Isso foi encontrado em diversos tipos de atividades aeróbicas, como ciclismo, corrida e até caminhada rápida.

Uma única prática de 30 minutos de exercício aeróbico pode ajudar vários aspectos do sono, embora não na mesma medida que o exercício aeróbico regular. Mesmo assim, ainda foi provado que essa prática rebaixa o tempo necessário para adormecer, melhora a duração do sono e eleva a sua eficiência (Sendo a porcentagem de tempo na cama que é realmente relaxando). 

Pesquisas sobre atividades de resistência (como, por exemplo, levantamento de peso) e seus resultados sobre o sono são mais reduzidas. Mas, a partir do pequeno número de pesquisas realizadas, há sinais de que a atividade de resistência também pode melhorar o sono.

Pesquisas encontraram que indivíduos que fazem atividades de resistência (cerca de três vezes por semana) têm melhor qualidade subjetiva do sono. Até mesmo pensar sobre ter um sono de boa qualidade pode influenciar o seu desempenho ao longo do dia.

A prática cotidiana de resistência também pode auxiliar indivíduos com insônia a adormecer mais rapidamente e a aumentar a sua eficiência do sono. No entanto, como ainda há poucos estudos nessa área, precisamos ser cautelosos ao tirar conclusões.

A boa resposta é que as vantagens da atividade para o sono parecem trabalhar para todos, independentemente da idade ou se a pessoa tem certos distúrbios do sono.

 

 

Foto destaque: Pessoa dormindo. Reprodução pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo