Notícias

Inflação na Argentina supera taxa de 100% e argentinos recorrem a lixões para sobreviverem

Taxa de inflação supera 100% neste ano, com os aumentos diários nos valores sobretudo dos alimentos, argentinos estão recorrendo a lixões, reciclagem e clube de trocas

13 Out 2022 - 21h48 | Atualizado em 13 Out 2022 - 21h48
Inflação na Argentina supera taxa de 100% e argentinos recorrem a lixões para sobreviverem  Lorena Bueri

A Argentina vem enfrentando neste ano aumentos diários nos preços de alimentos e produtos, estas elevações nunca tinham sido vistas desde a hiperinflação dos anos 90. Vários países estão passando por processos inflacionários, mas o país vizinho está sendo um caso extremo, onde a inflação deste ano supera a taxa de 100%. 

Com o crescente nos valores de diversos produtos, sobretudo nos alimentos, alguns argentinos estão recorrendo a reciclagem, vasculhando lixões e trocando pertences em clubes de troca para sobreviverem. De acordo com analistas consultados pela Reuters, a inflação subiu 6,7% somente em setembro, isso fez com que o Banco Central da Argentina elevasse a taxa de juros para 75% com possibilidade de mais aumentos, dados oficiais devem ser divulgados nesta próxima sexta-feira (14).  


 

Argentinos recorrem a lixões e reciclagem para sobreviverem. Foto Reprodução: Agência Brasil-EBC 


Atualmente os preços estão elevando em um ritmo mais rápido desde a década de 1990, causados pelos problemas existentes na impressão de dinheiro e ciclos viciosos de aumentos de preços pelas empresas, agravados por crescimentos nos custos de fertilizantes e importação de gás de forma global. 

A Argentina era há um século atrás, um dos países mais ricos do mundo, mas as crises econômicas enfrentadas nos últimos anos fizeram com que o país lutasse para manter a inflação controlada. No primeiro semestre deste ano as taxas de pobreza foram superiores a 36%, a pobreza extrema aumentou para 8,8%, que corresponde a cerca de 2,6 milhões de pessoas. 


Gráfico mostra inflação na Argentina até agosto de 2022. Arte Reprodução: Poder360


O que ajudou a evitar que a inflação subisse ainda mais, foram os programas governamentais de bem-estar, porém ainda existe alguns pedidos de mais gastos sociais, apesar dos fundos dos estados limitados.  

A Argentina é um país da América do Sul, vizinho do Brasil, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai, segundo dados provisórios do Censo divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (Indec) no dia 19 de maio de 2022, a população do país é de 47.327.407 habitantes. 

Foto Destaque: Preços elevados na Argentina sobem diariamente. Reprodução: Brasil de Fato.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo