Money

Inditex, empresa dona da Zara, suspende as operações na Rússia

A empresa Inditex, dona da Zara, fecha lojas e serviços online na Rússia. Acompanhando as principais marcas ocidentais, após a invasão da Ucrânia, incluindo a sua principal concorrente a H&M

07 Mar 2022 - 13h05 | Atualizado em 07 Mar 2022 - 13h05
Inditex, empresa dona da Zara, suspende as operações na Rússia  Lorena Bueri

Inditex, varejista no mundo da moda espanhola, informou por um comunicado no último sábado (05), a suspenção das operações feitas na Rússia, foram fechadas suas 502 lojas, sendo 86 delas da Zara, e também foram interrompidas as vendas online. A empresa que é proprietária da Zara, e sua principal concorrente a H&M, acompanham algumas das principais marcas ocidentais que suspenderam suas operações na Rússia, após a invasão da Ucrânia e a imposição de sanções econômicas.  

“Nas circunstâncias atuais, a Inditex não pode garantir a continuidade das operações e condições comerciais na Rússia e suspende temporariamente sua atividade”, afirmou a maior empresa no mercado da moda do mundo. 


A loja de fast fashion H&M é a principal concorrente da Zara na moda internacional. ( Foto: Reprodução/ NeoFeed) 


A Rússia atualmente atende a cerca de 8,5% do EBIT global do grupo, lucro antes de juros e de impostos, e todas as lojas da Inditex utilizam a administração por aluguel, afirmou a companhia. 

Na Rússia o total que a empresa tem representa quase 8%, sendo 6.657 mil unidades em que a companhia te ao redor do mundo, de acordo com informações disponibilizadas no site.  

A Inditex afirmou ainda que irá oferecer aos seus mais de 9 mil funcionários um plano de suporte especial, sem dar muito mais detalhes. A companhia tinha dito que em suas 79 lojas da Ucrânia já haviam sido temporariamente fechadas.  

“A combinação do rublo fraco, resultando em grandes aumentos de preços para o consumidor russo, e maiores dificuldades logísticas tornarão as operações difíceis para todos os varejistas que importam para a Rússia, mesmo que não haja sanções diretas sobre suas categorias de produtos”, declarou o analista do Deutsche Bank Research, Adam Cochrane. 

 

Foto destaque:  Loja da Zara . Reprodução/ Ellegancy Costuras

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo