Saúde

Indícios de câncer de pele e como o prevenir

A Sociedade Brasileira de Dermatologia, (SBD), criou um método para a prevenção do câncer de pele chamado de (ABCDE), que consiste em ajudar as pessoas a descobrirem se suas manchas e pintas estão normais.

25 Jan 2022 - 07h33 | Atualizado em 25 Jan 2022 - 07h33
Indícios de câncer de pele e como o prevenir Lorena Bueri

A campanha do dezembro laranja tem como objetivo conscientizar a população da prevenção e dos cuidados quanto ao câncer de pele, especialmente. A sociedade Brasileira de dermatologia (SBD), alerta e deixa evidente que além do uso do álcool gel, máscara e distanciamento, os brasileiros devem cultivar as práticas de fotoproteção.

A fotoproteção consiste no uso do protetor solar, pois em decorrência da diminuição de mortalidade relativos à covid-19, as praias, e as cidades de turismo com clima tropical tornaram a ser visitadas com muito mais frequência. Além disso, de acordo com o Instituto Nacional de câncer, 33% dos diagnósticos são dessa doença em nosso país.


As crianças não só podem como devem se habituar ao uso do protetor solar (Foto:Reprodução/Instagram/dermatologiasbd)


Alguns dos tipos mais habituais de serem detectados são: carcinomas basocelulares e os espinocelulares. No objetivo de ajudar no reconhecimento dos primeiros sinais do câncer de pele, foi desenvolvido o método ABCDE para a observação de pintas e manchas por parte da própria pessoa, uma espécie de autoexame.

O método (ABCDE) em resumo, traduz-se na análise do próprio paciente de suas pintas e manchas: A letra “A” é de assimetria, ou seja, quando metade de uma pinta não é semelhante à outra. A letra “B” é de borda irregular e alerta para bordas que não são regulares. A “C” diz respeito à cor, quando detectamos diferentes tons escuros, castanhos a negro, na mesma pinta. O diâmetro é a letra “D” e deve-se prestar atenção se for maior que 6 milímetros. E por fim, a letra “E” é de evolução, alertando para mudanças anormais em pouco tempo.



Vale lembrar que previnir é sempre melhor do que remediar, sendo muito raro os casos de cancêr de pele por fatores genéticos. O maior causador é a radiação ultravioleta emitida pelo Sol. Dessa forma, a melhor forma de prevenção continua sendo o uso diário do protetor solar, não esquecendo que esse hábito é para todas as idades.

 

Foto em destaque: A atenção aos sinais e os cuidados com a pele são essencias. Reprodução: Freepik

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo