Empreendedorismo

Incremente seu negócio com a gestão de custos

Muitos negócios deixam de lucrar e crescer por má gestão financeira, confira aqui como a gestão de custos pode ser a virada de chave que seu negócio precisava.

04 Mai 2023 - 11h25 | Atualizado em 04 Mai 2023 - 11h25
Incremente seu negócio com a gestão de custos Lorena Bueri

A gestão de custos é uma das áreas mais críticas em qualquer negócio, independentemente do setor ou ramo do mercado na qual trabalha. É essencial que as empresas tenham uma boa gestão de custos, pois isso lhes permite maximizar os lucros e permanecer competitivas no mercado, ou seja, é superimportante para seu negócio.  

Em primeiro lugar, a gestão de custos ajuda as empresas a manter seus lucros saudáveis e consistentes, ajuda a mapear melhor e ter muito mais controle sobre os gastos, investimentos e também os lucros. Os custos de produção podem aumentar ao longo do tempo, o que reduz os lucros se não for gerenciado adequadamente e uma boa gestão de custos pode ser a chave para reduzir esses custos, garantindo que a empresa não esteja gastando dinheiro desnecessariamente e lucrando mais – o que permite maior investimento e, consequentemente maior crescimento para a empresa. Ao controlar e reduzir os custos, uma empresa pode aumentar sua rentabilidade, garantindo que seus lucros permaneçam saudáveis e consistentes, aumentando sua competitividade e investindo em seu constante crescimento. 

A gestão de custos também pode ajudar as empresas a permanecer competitivas no mercado. Quando uma empresa tem uma boa gestão de custos, ela pode oferecer preços mais competitivos para seus produtos ou serviços, tornando-se ainda mais atraente para os seus clientes. Isso é especialmente importante em mercados altamente competitivos, nos quais os consumidores têm várias opções para escolher. Uma empresa que não consegue gerenciar adequadamente seus custos pode não ser capaz de oferecer preços competitivos, o que pode resultar em uma perda de clientes, baixa fidelização e queda nas vendas. 

Como se não bastassem todos esses benefícios, a gestão de custos pode ajudar ainda as empresas a tomar decisões estratégicas. Ao monitorar seus custos, as empresas podem identificar áreas onde estão gastando muito dinheiro e tomar medidas para reduzir esses custos. Isso pode envolver a identificação de alternativas mais baratas ou a implementação de tecnologias que podem ajudar a reduzir os custos de produção. Essas informações podem ajudar a empresa a tomar decisões estratégicas sobre onde investir seu dinheiro e recursos, o que pode levar a um crescimento a longo prazo. 


Planejamento e gestão financeira são essenciais para deslanchar seus negócios. (Foto: Reprodução/Gdoor)


Existem várias abordagens que as empresas podem usar para gerenciar seus custos. Um método popular é o controle orçamentário, que consiste basicamente em estabelecer um orçamento para cada departamento ou projeto e monitorar os gastos em relação a esse orçamento. Isso pode ajudar a empresa a identificar áreas onde está gastando muito dinheiro e tomar medidas para reduzir esses custos, obtendo assim um controle muito maior e de melhor qualidade da parte financeira do negócio. 

Outra abordagem é o custeio por atividade, que envolve a identificação de todos os custos associados a uma atividade ou processo específico. Isso pode ajudar a empresa a identificar áreas onde os custos são mais altos e encontrar maneiras de reduzi-los. Além disso, essa abordagem pode ajudar a empresa a identificar atividades que não estão gerando valor e eliminar essas atividades. 

Existem outros métodos e ferramentas para auxiliar o empresário na gestão dos custos, por isso, é uma boa ideia olhar para cada um deles mais profundamente para encontrar o que melhor se adequa à realidade e às necessidades da empresa. O importante é não deixar os custos e lucros “soltos” e sem controle e gestão. 

Foto destaque: Conhecer seus gastos e custos e geri-los trasnformará sua empresa. Reprodução/MK Empresas

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo