Notícias

Inclusão e acessibilidade do autista por meio do turismo

Pouco se falou sobre o autismo no passado, visando incluir o autista na sociedade, o ministério do turismo disponibiliza curso para capacitação do profissional na inclusão do autista.

18 Fev 2023 - 12h00 | Atualizado em 18 Fev 2023 - 12h00
Inclusão e acessibilidade do autista por meio do turismo Lorena Bueri

A inclusão da criança autista em espaços de socialização, recreação e lazer é muito importante para o desenvolvimento e integração, além de ser um direito fundamental das mesmas.

Aproveitar momentos de diversão e lazer são as melhores formas de inclusão da criança autista, pois proporciona a integração com as outras, além do desenvolvimento de habilidades importantes durante a infância.

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses em atividades. Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade.


Conheça 5 mitos sobre o autista nivel 1. (Foto: Reprodução/Inclusão Presente/ Instagram)


Nenhuma criança com TEA pode ser discriminada em função de suas dificuldades ou impedida de frequentar qualquer lugar público!

Com o objetivo de promover a inclusão e criar um mundo longe do preconceito, o Ministério do Turismo (MTur) está na 3ª edição do curso de capacitação profissional no atendimento a turistas com autismo. A iniciativa é de fomentar o turismo, gerar renda, e capacitar profissionais para acolher, familiares e amigos de pessoas com o TEA.

Para se inscrever é necessário comprovar atuação na área de turismo, o curso é oferecido de forma totalmente gratuita na modalidade de Ensino à Distância (EaD) em parceria com a Instituição Incluir Treinamentos e Certificações. O profissional que concluir o curso levará o selo Profissional Amigo do Autista e certificação.

Defensora de projetos de inclusão, a deputada Daniela Carneiro é pedagoga e se dedicou ao ensino infantil; o que a faz falar com propriedade sobre o transtorno do espectro autista (TEA) levando em suas promessas de campanha bandeiras prioritárias em defesa pela acessibilidade e inclusão.

Foto Destaque: Criança apresentando quebra-cabeças simbolo do autismo
Reprodução/revista reação.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo